Cultivo de hortaliças orgânicas e produção de sementes orgânicas no campus da UNESPAR Paranavaí.

Plantio e colheita na horta orgânica.
Cultivar hortaliças no sistema orgânico de produção para disseminar o cultivo sustentável e a não utilização de agrotóxicos, a fim de garantir uma alimentação segura.
Foi construída uma Horta Modelo Didática no campus da UNESPAR de Paranavaí. A área é própria para o cultivo de hortaliças. A estrutura foi feita em madeira e coberta com sombrite para a redução da irradiação solar e será utilizada lona transparente nas laterais, oferecendo proteção contra o vento e impedindo a entrada de insetos.
Mini estufas de sementeiras foram construídas visando à produção de mudas mais vigorosas e obtidas em menor tempo. Os substratos utilizados serão orgânicos, livres de substâncias químicas nocivas, como agrotóxicos, defensivos agrícolas e adubos químicos. A avaliação de qual substrato é eficiente para obtenção das plântulas acontecerá no laboratório de pesquisa da UNESPAR.
O adubo orgânico será produzido em composteiras, que serão construídas de acordo com o modelo de caixão neozelandês, recomendado por (KIEHL, 2004), este modelo, além de ser de baixo custo, permite uma maior circulação de ar nos materiais orgânicos a serem processados, o que facilita o metabolismo dos microrganismos aeróbios.
Os substratos orgânicos serão preparados, através de homogeneização manual e colocados nas células das bandejas de isopor, contendo 128 células cada bandeja. Em cada uma destas células será adicionada duas sementes de hortaliças. As plântulas serão mantidas em condições ideais de umidade e em temperatura ambiente. Após o décimo dia de semeadura será feito o desbaste, deixando uma planta por célula.
Quanto à irrigação, esta será feita por um sistema de nebulização automática, a irrigação ocorre três vezes ao dia até o desenvolvimento completo da plântula da hortaliça desejada. A água utilizada virá de um sistema de captação de água da chuva.
Obtidas as hortaliças, estas serão selecionadas para serem transferidas para os canteiros definitivos em espaçamento ideal para cada tipo de hortaliça. Neste momento a irrigação será de três vezes ao dia nos primeiros vinte dias, e posteriormente duas vezes ao dia até o dia da colheita.
1- Análise das sementes:
As análises experimentais de germinação das sementes serão realizadas em estufas incubadoras com a capacidade de 354L com controle de temperatura entre -6º.C a 60º. C.
As sementes das hortaliças serão esterilizadas em hipoclorito de sódio 2% e lavadas em seguida com água destilada. Separadamente de acordo com a espécie as sementes serão germinadas em placa de Petri em duas folhas de papel de germinação Germitest umedecidas em água destilada, que será o grupo controle. O mesmo procedimento será feito na presença de extrato obtido de substratos orgânicos oriundos das composteiras experimentais, para determinação da porcentagem de germinação e crescimento inicial das plântulas.
O tempo de germinação das sementes em incubadora será de 96 horas, com contagem de sementes germinadas a cada 24h. Considera-se a ocorrência de germinação a protrusão da radícula (Ferreira e Áquila, 2000). A medida do comprimento da raiz será feita após 120 horas do início da incubação, as radículas serão cor
Início: 01/07/2019
Término: 30/06/2021

Rua Caramuru, 202, Casa, Jardim Santos Dumont, Paranavaí-PR, 87706-310, Brasil

Geral:
Levar o conhecimento gerado em atividades de pesquisa na universidade através da capacitação de acadêmicos, para o desenvolvimento de hortas orgânicas, hortas verticais, composteiras e câmaras de convecção solar, utilizadas na desidratação de temperos.
2.3.2 Específicos.
- Preparar acadêmicos do curso de Ciências Biológicas em uma horta modelo na UNESPAR- Campus de Paranavaí para orientar alunos e pequenos agricultores para construção de hortas a fim de contribuir com o aumento da qualidade nutricional e auxiliar na economia das famílias;
- Utilizar a horta modelo do campus como modelo para a produção de hortaliças orgânicas para que ela possa ser visitada e estimule a construção de novas hortas.
- Aprimorar a compreensão da agricultura familiar e o desenvolvimento do cultivo sustentável com senso de responsabilidade com uma alimentação alternativa livre de agrotóxicos.