Espaço do Empreendedor
Instituição
PMA

Equipe de atendimento - Espaço do Empreendedor
Resumo da Iniciativa
O Espaço do Empreendedor fica localizado no prédio da Prefeitura Municipal e oferece todo o suporte para a formalização de micro e pequenos negócios, apoio para a concessão de alvarás, orientações sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos e cursos.
Descrição da Iniciativa
O Espaço do Empreendedor foi criado visando a desburocratização e com foco em auxiliar o cidadão. Desde que implantando, em 2017, foram contabilizadas mais de 700 formalizações/ano de microempreendedores individuais.
O espaço realiza também feiras de crédito, rodadas de negócios, feira de empreendedorismo, seminários para novos empresários com mais de 1000 participações/ano, além do planejamento de compras da Prefeitura com a participação do SEBRAE, visando facilitar a participação da micro e pequena empresa nas compras públicas.
Houve a transferência das atribuições da extinta CODAR para o Espaço do Empreendedor, que realiza hoje mais de 20 mil atendimentos/ano, contra 3 mil atendimentos/ano da CODAR em 2016.
Quanto aos alvarás, o Espaço do Empreendedor veio para simplificar os trâmites. A concessão de alvará de funcionamento para serviços de baixo risco são feitas em 12 horas, sendo que 90% das solicitações enquadram-se neste perfil. As atividades que se enquadram como alto risco possuem trâmite interno médio de 13 dias.
O Espaço foi destaque de Agente de Desenvolvimento Econômico de 2017 e 2018 e recebeu o Selo de Reconhecimento do SEBRAE como excelência no atendimento 2017 e 2018.
Vale destacar que em 2018 o Espaço realizou 28 mil atendimentos; destes, pouco mais de 23 mil foram apenas de microempreendedores individuais (MEIs).

Endereços

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PMA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br