Formação de professores no contexto de uma Comunidade de Prática

Formação CoP-PAEM 2016
Resumo da Iniciativa
Os estudos da CoP-PAEM estão centrados nos conhecimentos profissionais que os participantes têm interesse em desenvolver/fortalecer, com vistas ao exercício da profissão, ao desenvolvimento profissional e à constituição de sua identidade profissional de professor que ensina matemática.
Descrição da Iniciativa
A Comunidade de Prática autodenominada “Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática – CoP-PAEM” foi constituída no município de Paranavaí e formada por professores e pesquisadores da Unespar– Campus Paranavaí e da UEL, professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental, alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unespar. A comunidade foi formada no ano de 2011, vinculada ao projeto de pesquisa denominado Educação Matemática de Professores que Ensinam Matemática (concluído em 2014), financiado pelo Observatório da Educação (Edital no. 38/2010/CAPES/INEP), coordenado por docentes do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Londrina – UEL; e desde então se constituiu como contexto de investigação para diversas pesquisas (ROCHA, 2013; OLIVEIRA, 2014; GARCIA, 2014). A partir do ano de 2015, a CoP-PAEM continuou a desenvolver suas atividades como um grupo de estudos em um projeto de extensão da Unespar, com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM, da Universidade Estadual de Londrina. Suas atividades foram suspensas durante o ano de 2019 devido a incompatibilidade de agendas de seus participantes. Neste ano de 2020 temos como pretensão retomar as atividades deste grupo com a participação de novos integrantes.
Os estudos desta comunidade estão centrados nos conhecimentos profissionais que os participantes têm interesse em desenvolver/fortalecer, com vistas ao exercício da profissão. Dessa forma, os temas a serem estudados são definidos por meio de negociação coletiva no início de cada período. Entre os anos de 2011 e 2018 a CoP-PAEM desenvolveu estudos a respeito de: Ensino de Frações, Raciocínio Proporcional, Conjuntos Numéricos, Noções de Geometria Esférica, e também a respeito do Ensino Exploratório. Além disso, a comunidade se dedica também a outras demandas decorrentes da prática docente dos professores envolvidos.
Início: 01/03/2020
Término: 31/07/2020
Endereços

Avenida Gabriel Esperidião, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí, Parque Morumbi, Paranavaí-PR, 87703-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Objetivos gerais
• Promover o desenvolvimento de uma Comunidade de Prática de Professores que ensinam Matemática formada por pesquisadores, futuros professores e professores que atuam na Educação Básica, como um contexto de formação que favoreça o desenvolvimento profissional dos participantes.
• Oferecer uma atualização científico-pedagógica a respeito de conhecimentos matemáticos escolares, de recursos didáticos para ensiná-los e de tendências pedagógicas em Educação Matemática, a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos participantes e com o aprimoramento de suas práticas de sala de aula com reflexos na aprendizagem dos alunos.