IESOL - Incubadora de Empreendimentos Solidários

IESOL
A IESOL visa a incubação de empreendimentos econômicos solidários, ou seja, empreender esforços para a consolidação dos mesmos, capacitando seus trabalhadores para a geração de trabalho e renda a partir dos princípios da economia solidária, propiciando práticas e vivências anti-capitalistas.
Com base nas experiências de outras incubadoras universitárias de cooperativas populares, em 2005 foi criada a IESol/UEPG - Incubadora de Empreendimentos Solidários na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de acordo com a resolução CEPE n. 105 de 27 de setembro do referido ano.
A IESOL busca: a construção e permanente avaliação da metodologia de incubação, ou seja, da forma com que o processo de incubação e acompanhamento é realizado; a formação contínua da equipe; a divulgação da economia solidária; a participação em movimentos sociais e nos fóruns de economia solidária e áreas afins, bem como a realização de pesquisas sobre o tema.
Essa proposta procura promover a prática da autogestão na organização dos grupos de trabalhadores e trabalhadoras, visando a emancipação destes coletivos, organizados em associações, cooperativas ou mesmo, ainda, na informalidade. A emancipação destas populações passa pelo empoderamento das suas ações e o programa abriga os projetos que buscam atingir estes objetivos. Neste sentido, estimula a participação dos interessados, visa a capacitação de servidores, acadêmicos e estudantes, estimula a formação de parcerias entre as diversas instituições apoiadoras e busca a integração à rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares-ITCPs (da qual a IESol faz parte), centrado numa abordagem multidisciplinar, permitindo abrir oportunidades de participação para profissionais e estudantes de todas às áreas do conhecimento.
A atuação do programa insere-se no município de Ponta Grossa, mas também em vários outros municípios que integram a região de influência da UEPG, apostando no desenvolvimento local e regional, de acordo com os princípios da justiça social.
Ressaltamos que a IESOL, como programa de extensão, acompanhou mais de 20 empreendimentos solidários em sua trajetória. Tal empreitada é possível através da execução de projetos aprovados em fontes como: Fundação Banco do Brasil, Fundação Araucária, SETI/USF, CNPQ/PRONINC, Ministério da Educação/PROEXT, Fundo Nacional de Solidariedade/Cáritas Regional e Petrobras.
Além do trabalho de incubação, a IESol tem experiência acumulada com outras atividades como: organização de feiras solidárias, realização de clubes de trocas, oferta de cursos de extensão para a comunidade, realização de palestras e eventos, participação e representação no fórum regional e no conselho municipal, participação no fórum estadual e em conferências de economia solidária. Portanto, na experiência acumulada, a IESol se consolida como uma referência comprometida com o trabalho em economia solidária, o que pode ser potencializado com apoio às suas ações.
Início: 01/01/2018
Término: 31/12/2022

Rua Coronel Bittencourt, 625, Centro, Ponta Grossa-PR, 84010-290, Brasil

GERAL
Empreender esforços visando a autonomia dos empreendimentos econômicos solidários (ees), estimulando o trabalho coletivo e promovendo relações de colaboração dentro dos princípios da economia solidária.

ESPECÍFICOS
- Incubar empreendimentos econômicos solidários em suas diferentes modalidades/fases;
- Incentivar a comercialização dos produtos e estimular o consumo solidário no âmbito da UEPG;
- Promover e divulgar a economia solidária e o trabalho da IESol;
- Contribuir para a pesquisa em Economia Solidária a partir do trabalho de extensão;
- Participar de eventos acadêmicos de Economia Solidária;
- Participar dos encontros das Redes de Incubadoras Universitárias - Nacional, regional e estadual.
IESOL
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Avenida Avenida General Carlos Cavalcanti 4748 - Uvaranas - 84030-900 - Ponta Grossa - PR