PROMOÇÃO À SAÚDE DOS ATIRADORES DO TIRO DE GUERRA DE PARANAVAÍ - Foco no controle de imunização

Acadêmicos em meio aos chefes de instrução do TG de Paranavaí
Resumo da Iniciativa
Educação em saúde e procedimentos de prevenção aos jovens atiradores do Tiro de Guerra de Paranavaí, em uma fase de transição da adolescência para a vida adulta, quando as decisões que interferem na saúde são fundamentais e, podem definir se terão, futuramente, qualidade de vida.
Descrição da Iniciativa
A prevenção, imunização e detecção de doenças em jovens ingressantes no Tiro de Guerra (TG) de Paranavaí é o foco do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto “Promoção a saúde dos atiradores do Tiro de Guerra de Paranavaí, com foco no controle de imunização” atende aproximadamente 100 novos atiradores todos os anos.

Desde seu início, em 2012, 800 jovens já passaram pelo projeto que promove a vacinação e detecção precoce de doenças e problemas de saúde, como infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, entre outros.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Roseli de Oliveira Borges, a motivação e o interesse pela continuidade do trabalho veio dos próprios sargentos do TG, o instrutor chefe Divonzir Augusto Roniak, e o instrutor Cláudio Deda.

“Todo trabalho permite aos acadêmicos de enfermagem uma experiência única no atendimento à população dentro de uma faixa etária importante, quando esses meninos estão saindo da adolescência e entrando para a fase adulta”, ressalta Roseli. A iniciativa conta com a participação de 10 a 15 estudantes do segundo e terceiro ano do curso.

Na parceria, a Unespar elabora e executa ações em campo junto aos alunos do curso, que, além dos atendimentos, também inclui palestras e outras atividades. A secretaria é responsável pelo fornecimento de todo material, como vacinas, seringas, testes rápidos utilizados por enfermeiros da rede para exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e material educativo.

A coordenadora ainda destaca que a ação vai ao encontro do cumprimento de metas do município de Paranavaí, relacionadas a busca ativa de casos na comunidade e, assim, alerta a população para os problemas de saúde e para o que se deve fazer diante de uma suspeita de alguma doença.
Início: 01/02/2020
Término: 01/01/2021
Endereços

Rua Marechal Cândido Rondon, Centro, Paranavaí-PR, 87703-370, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Promover a saúde dos jovens atiradores desenvolvendo atividades com o foco no controle e acompanhamento da imunização e prevenção de doenças.
Investigar e atualizar a situação vacinal dos jovens a serviço do Tiro de Guerra de Paranavaí, com foco maior na hepatite B e realizar a vacinação nesta faixa etária.
Álbum de Fotos
Acadêmicos em meio aos chefes de instrução do TG de Paranavaí
Palestra sobre dengue, zika e chikungunya.
Realização de testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis.
Acolhimento e aconselhamento para a realização de teste rápido.
Avaliação de riscos cardíacos.
Acadêmicos em meio aos chefes de instrução do TG de Paranavaí
Palestra sobre dengue, zika e chikungunya.
Realização de testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis.
Acolhimento e aconselhamento para a realização de teste rápido.
Avaliação de riscos cardíacos.