Plano de Parto - Hospital Municipal de Araucária
Instituição
PMA

Plano de Parto - HMA
Resumo da Iniciativa
O Plano de Parto é um documento garantido pela legislação brasileira. É recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para melhorar, no mundo todo, o nível do atendimento oferecido às gestantes e recém-nascidos.
Descrição da Iniciativa
O Plano de Parto é um documento feito pela gestante, onde fica registrado por escrito tudo aquilo que ela deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao seu trabalho de parto e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato.
É uma forma de deixar clara a comunicação do que a gestante e o futuro pai esperam da assistência, como também revela que estão minimamente informados sobre os procedimentos feitos no parto e recebendo intervenções se realmente forem necessárias.
Segundo diretrizes do Ministério da Saúde sobre pré-natal e parto, cabe a profissionais de saúde perguntar se a mulher tem um plano de parto escrito, ler e discutir com ela, levando em consideração as condições para a sua implementação, tais como a organização do local de assistência, limitações (físicas, recursos) relativas à unidade e a disponibilidade de certos métodos e técnicas. Ou seja, o profissional que acompanhar a gestante deve receber e conversar sobre o plano de parto, embora fique a critério da equipe médica tomar decisões finais sobre a forma mais segura de conduzir o parto e quaisquer procedimentos ligados à ele.
A gestante pode receber informações também junto à equipe da unidade básica de saúde onde realiza o pré-natal.
Endereços

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PMA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br