Projeto de Extensão Universitária: "Projeto de visitação à Metrópole Paulistana: Incursão pelo Patrimônio Científico e Cultural da cidade em uma perspectiva interdisciplinar, subsídios para a Formação de Professores".

 educação para a liberdade
Resumo da Iniciativa
O curso de extensão propiciará aos coordenadores de área dos núcleos de ensino, professores, coordenadores pedagógicos, uma visão holística do que é a formação interdisciplinar, processo facilitado em razão do acesso aos conteúdos da visitação. Ao mesmo tempo, por meio da replicação da atividade, di
Descrição da Iniciativa
O Programa de Pós Graduação em Formação de Professores Interdisciplinar da Unespar/Paranavaí - PPIFOR, aberto para os portadores de licenciatura, tem como público alvo os professores que atuam na educação básica da rede pública de ensino. O carácter interdisciplinar do PPIFOR, por meio das suas duas linhas de pesquisa, permite atender professores com formação para a atuação nas diferentes disciplinas que compõem a grade da educação básica, em nível fundamental e médio. Desenvolver, portanto, ações que vão ao encontro das necessidades dos professores no seu exercício docente, significa elevar-se para além dos inúmeros dilemas do cotidiano que atuam como força bloqueadora das ações de formação no sentido interdisciplinar, daí que o curso agora proposto visa contribuir, para além da culpabilização dos professores, apropriar-se de conteúdos capazes de contribuir para melhoria efetiva das aulas ministradas nas escolas da rede pública. A adoção de uma didática adequada é essencial para o desenvolvimento de práticas de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, porém, o domínio de conteúdos impõe-se como condição fundamental da formação, o escopo das visitas a serem realizadas nos diferentes ambientes permitirão acesso aos conteúdos das áreas de humanas, exatas e biológicas, dessa forma, contribuirão para a superação dos problemas relativos às práticas de ensino interdisciplinar. O curso de extensão se justifica por duas razões fundamentais: a) permitirá aos professores, coordenadores de áreas dos núcleos de ensino, pedagogos da Educação Básica e discentes do PPIFOR, a problematização de questões relacionadas à prática do ensino interdisciplinar; b) propiciará o acesso a conteúdos teóricos específicos, cujas reflexões contribuirão para a formação continuada de professores.
Início: 02/07/2019
Término: 13/06/2020
Endereços

Avenida Gabriel Esperidião, s/n, Parque Morumbi, Paranavaí-PR, 87703-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Objetivo Geral: Oportunizar junto aos professores da Educação Básica acesso aos espaços de visitação com vistas a fomentar uma formação interdisciplinar a considerar os conteúdos específicos das áreas de humanas, exatas e biológicas, acessados.
Objetivos Específicos:
a) Analisar individualmente os conteúdos acessados por meio das visitações;
b) Discutir com o coletivo os conteúdos e uma perspectiva interdisciplinar;
c) Compreender as premissas teóricas da formação interdisciplinar:
d) Replicar o curso junto aos professores da educação básica.

Universidade Estadual do Paraná
1
Campus Paranavaí