Psicomotricidade e afetividade: o comprometimento afetivo no fazer pedagógico - formação in loco
Instituição
PMA

CMEI em Araucária
Resumo da Iniciativa
Formações in loco diretamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs),
Descrição da Iniciativa
Diante de uma das maiores dificuldades do município de Araucária, no que tange a Educação, encontra-se propiciar formação continuada e de qualidade a seus profissionais. Assim, a Secretária Municipal de Educação pensou em uma maneira eficaz e praticamente sem custos aos cofres públicos, mas que viesse ao encontro de sanar o problema acima evidenciado, nascendo assim o projeto “O fazer pedagógico por meio da afetividade”. Este é um projeto focado em proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade (modalidade Creche), formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino.
O projeto tem o total de 12 horas, sendo 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via online. Para a execução deste projeto seria necessário reestruturar a equipe de ensino da Educação Infantil da Secretaria de Educação, e, assim foi feito: com o desafio lançado, todavia, por ser um projeto inovador e pioneiro, a gestão, na pessoa da secretária de educação e sua equipe, precisariam analisar, sistematizar e, principalmente, estudar sobre a psicomotricidade, a afetividade, visitar os espaços onde os CMEIs estão, além de verificar os materiais ali disponíveis e convencer aos profissionais a participarem deste sonho. Entendeu-se, então, que o trabalho seria grande, mas o resultado, maior ainda.
Já, agora, nos momentos de ação, as formadoras designadas para a realização desse projeto da equipe da SMED, com o cronograma previamente elaborado em mãos, visitam os CMEIs com um protocolo visando conhecer a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, com o objetivo de democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade. Isso feito, retornam à Secretaria de Educação e em reunião com as especialistas em Educação Infantil, elaboram as estratégias próprias para cada unidade e suas demandas.
Em seguida, a unidade, na pessoa do diretor(a), recebe o planejamento do projeto próprio para aquela unidade, além de receber também já um indicador de qualidade em formato de formulário e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido. Na data e horário agendados três formadoras da Educação Infantil (SMED) vão até o CMEI e fazem a formação com os profissionais e suas crianças juntos, com uma duração de 4 horas presenciais. De volta à SMED, é feita uma análise dos resultados obtidos, bem como, são estabelecidas e/ou pensadas em outras estratégias para a formação ser realmente eficaz.
Endereços

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos (modalidade creche) formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino, com o tema: Psicomotricidade e afetividade – O comprometimento afetivo no fazer pedagógico;
Atender as necessidades dos profissionais;
Ampliar as possibilidades de utilização dos espaços;
Estimular o fazer pedagógico por meio de encaminhamentos pautados na condição sociocultural e estrutural de cada CMEI;
Perceber-se enquanto educador como integrante dos espaços, sendo agente de transformação com seus pares para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos;
Estabelecer vínculos afetivos entre o educador e a criança.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PMA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br