Redução da tarifa do transporte coletivo
PMA

Redução da tarifa do transporte coletivo em Araucária
Dentro do compromisso de garantir o transporte coletivo como serviço essencial aos moradores, a Prefeitura de Araucária vem reduzindo a tarifa do transporte coletivo no município.
Em janeiro de 2018, a tarifa foi reduzida pela Prefeitura de R$ 4,25 para R$ 2,90. Em abril de 2019, caiu de R$ 2,90 para R$ 2,65. Em novembro de 2019 a tarifa passou a ser de R$ 2,40.
A redução ocorre mantendo a integração gratuita com as linhas metropolitanas, a integração temporal entre linhas do Triar (‘ponto a ponto’), a tarifa domingueira (gratuita) e as inúmeras isenções previstas em lei, como, por exemplo, mães que levam seus filhos aos Cmeis, alunos de escolas públicas em Araucária (da educação infantil ao ensino médio - incluindo turmas de EJA e Ceebja em horário de turno escolar), crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que participam de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, integrantes da Banda Municipal de Araucária, alunos dos cursos e oficinas de artes da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, alunos/atletas dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acompanhante de pessoa com deficiência, policiais, idosos, agentes comunitários de saúde.
Considerando as reduções aplicadas, o número de usuários do transporte coletivo local de Araucária cresceu 46% (contra uma redução de cerca de 23% no número de usuários na média do país). Recentemente, foi batido um recorde de 48 mil passagens/dia no sistema local de Araucária. Os números mostram que as reduções de tarifa atraíram mais usuários para o transporte coletivo e esse crescimento de público ajudou a manter estável a receita do sistema.
Início: 01/01/2018
Término: 31/12/2020

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

Melhora na qualidade do sistema;
Qualidade de vida dos moradores da cidade;
Desenvolvimento econômico e social;
Incentivo ao uso do transporte público e redução de veículos nas ruas;
Estímulo à circulação de pessoas no município e favorecimento do comércio local;
Redução de custos para os empresários no que diz respeito ao transporte dos funcionários;
Facilidade de acesso a eventos públicos, lazer e outras atividades de interesse;
Redução de desigualdades e pobreza.

ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa