“ Senta que lá vem a História”: construindo conhecimentos sobre alfabetização e letramento”

Banner com a logomarca do projeto.
O projeto de extensão “Senta que lá vem a História”: construindo conhecimentos sobre alfabetização e letramento tem por objetivo possibilitar aos alunos dos centros municipais de educação infantil do município de União da Vitória o acesso à literatura infantil a partir da contação de histórias.
A metodologia é composta de grupos de estudos de uma hora semanal sobre os temas literatura infantil, alfabetização e letramento, organização das dinâmicas de contação de histórias e efetivação das apresentações nas instituições de ensino agendadas. A equipe é composta por acadêmicos do curso de Pedagogia. Diante disso o projeto tem como problemática: a contação de história pode contribuir para a investigação de como se desenvolve o processo de apropriação da leitura e escrita?
Esse projeto, de acordo com os objetivos propostos, será executado por meio das seguintes ações.
No primeiro momento, será feita a apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e na ocasião o acadêmico que será responsável pelos agendamentos e as articulações com as escolas e demais situações que porventura aparecerem.

O segundo momento será a preparação da equipe, no qual comporão as seguintes ações:
- planejamento das atividades de estudos (textos, dinâmicas e atividades);
- grupos de estudos: de uma a duas horas semanais (a carga horária será de uma a duas horas, a depender das apresentações nas escolas), durante a vigência do projeto, sobre os temas literatura infantil, alfabetização e letramento. A dinâmica será a leitura prévia dos textos selecionados, para posterior discussão nas terças feiras das 17 horas e 15 minutos às 18 horas e 30 minutos;
- sínteses escritas e reflexões dos textos;
- elaboração do planejamento das ações, como a seleção de histórias, dos instrumentos e materiais que serão utilizados na contação, visando atender aos vários públicos de faixas etárias diferentes;
- elaboração de livros, materiais e jogos referentes às histórias contadas para serem doados às instituições.

O terceiro momento será a efetivação da contação de histórias com as seguintes ações:
- agendamentos com as escolas;
- apresentações das contações de histórias nos centros municipais educação infantil de União da Vitória.

O quarto momento será a reflexão sobre as temáticas estudadas:
- coleta de material realizado pelos alunos das instituições, após a contação e permitidas pelas instituições a sua utilização;
- a análise dos dados;
- organização de artigos científicos;
- participação em eventos.

Pretende-se com este projeto auxiliar os alunos das instituições de ensino no processo de leitura e escrita, bem como na formação dos futuros professores do curso de Pedagogia e a disseminação científica. Outrossim, o projeto contribuirá na formação inicial do acadêmicos de Pedagogia e nas propostas de curricularização da extensão conforme a Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 (PNE 2014-2024), especificamente a meta a 12.7 que visa “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014).

Início: 01/08/2018
Término: 12/12/2020

Praça Coronel Amazonas, Praça, Centro, União da Vitória-PR, 84600-185, Brasil

OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo geral:
- Possibilitar aos alunos dos centros municipais de educação infantil do município de União da Vitória o acesso à literatura infantil, a partir da contação de histórias e, consequentemente, auxiliá-los na alfabetização e no letramento.
Objetivos específicos:
- Promover ações que envolvam a contação de histórias aos alunos das instituições de ensino de União da Vitória e assim construção de uma cultura literária, especialmente a literatura brasileira.
- Possibilitar o prazer pela Literatura contada de forma contextualizada, prazerosa e crítica a partir dos diversos gêneros textuais.
- Proporcionar aos alunos das instituições de ensino participantes momentos de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.
- Proporcionar aos estudantes de graduação Pedagogia espaço onde possam desenvolver ações integrando extensão, ensino e pesquisa, visando a melhoria de sua formação acadêmica.
- Possibilitar ações que contribuam para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos para a educação de qualidade e substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, (ODS 4),
- Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica, que envolve a consciência crítica e melhorias de padrões com a capacidade de agir autonomamente. (ODS 10)