SANEPAR SANEPAR

Iniciativas

Fundada na década de 1960, e hoje uma das maiores empresas em operação no Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sediada em Curitiba/PR, é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná, e tem mais de 7 mil empregados.

A Companhia é responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, além de 297 localidades de menor porte. A Sanepar disponibiliza mais de 54 mil quilômetros de tubulações utilizadas para distribuição de água potável e mais de 35 mil quilômetros de rede coletora de esgoto. Na área de resíduos sólidos, a empresa opera aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte, atendendo no total sete municípios. Em 2017, foram tratadas 64 mil toneladas de resíduos, beneficiando 290 mil pessoas.
A Sanepar fornece água tratada a 100% da população urbana dos municípios atendidos. Coleta mais de 72,5% e trata 100% do esgoto coletado; a média nacional de coleta é de 59,7% e de tratamento é de 74,9%, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2016.
Instituição e os ODS
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Programas como o Tarifa Social, Trate Bem a Rede, Equidade Sanepar, Comunidade Sanepar, Ecoexpresso, bem como a criação e manutenção de uma Unidade de Serviço de Educação Ambiental (Usea) e a forma de conduzir suas atividades cotidianas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em 345 municípios paranaenses e uma cidade no estado vizinho de Santa Catarina, contribuem para a busca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Sanepar busca a união dos três setores da sociedade (público, privado e terceiro setor) fomentando parcerias e intensificando a disseminação do tema com o objetivo de causar impacto direto no desenvolvimento econômico sustentável do estado. Trata-se de um marco para a companhia de saneamento paranaense que tem sua essência ligada à água, mas não abre mão de zelar por todos os elementos da natureza.
Mapa

-25.4415761, -49.2589861

Contato da Instituição
Rua Rua Engenheiros Rebouças 1376 - Rebouças - 80215-900 - Curitiba - PR
(41) 3330-3609
lucilenecosta@sanepar.com.br