Neddij Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude

A Universidade Estadual do Paraná foi criada pela Lei Estadual nº. 13.283, de 25 de outubro de 2001, alterada pela Lei Estadual nº. 15.500, de 28 de setembro de 2006, e pela Lei Estadual nº. 17.590, de 12 de junho de 2013, formalizada como autarquia estadual.
Em sua missão de gerar e difundir o conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, se faz presente em seis grandes regiões do Estado que, conforme a base de dados do Estado, gerida pelo IPARDES, em sua maioria, são regiões de baixa geração e distribuição de renda, apresentando Produto Interno Bruto e Renda Média Domiciliar per capita, abaixo da média estadual. Neste contexto, a Unespar exerce papel fundamental para o desenvolvimento das regiões onde atua.
Na Unespar estudam aproximadamente 11.000 alunos, matriculados em 67 cursos de graduação, sendo 29 cursos de Bacharelado e 37 de Licenciatura. Além da graduação, a Unespar conta hoje com nove cursos de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Interdisciplinar Sociedade em Desenvolvimento; Mestrado Profissional em História – ProfHistória, PPGHP – Programa de Pós-Graduação em História Pública, Mestrado em Música, Mestrado em Cinema, Artes e Vídeo, PPGARTES – Mestrado Profissional Artes Visuais, Cinema, Dança e Teatro, PRPGEM – Programa de Pós Gradação em educação Matemática, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar e PROFFILO – Mestrado Profissional em Filosofia). O quadro de docentes da UNESPAR é composto por mais de 936 professores, sendo 41,02% de doutores, 42,41% de mestres,14,42% de especialistas e 2,15% de graduados.
Instituição e os ODS
Os projetos de extensão da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, tem contribuído para concretizar a missão proposta pela ODS de dirimir desigualdades e integrar crescimento econômico com respeito ao meio ambiente, tornando a vida mais digna no campo e na cidade.
Contato da Instituição
Avenida Gabriel Esperidião s/n - Parque Morumbi - 87703-000 - Paranavaí - PR
(44) 3424-0100