Tutorial

O Portal Boas Práticas ODS é um instrumento para o cadastro e compartilhamento de iniciativas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ao publicar sua boa prática, e compartilhá-la nas redes sociais, incentivará o engajamento de mais pessoas na troca de experiências e de ações que deram certo, possibilitando a replicação para contribuir na construção de um mundo melhor, igualitário e sustentável.

Qualquer pessoa ou instituição pode cadastrar as iniciativas, basta seguir alguns passos:

1.  Cadastrar a pessoa ou a instituição responsável pela iniciativa;

2.  Acessar o seu e-mail para validar o cadastro;

3.  Cadastrar a iniciativa e vincular a um ou mais ODS, preenchendo os seguintes campos prioritários:

a. Resumo: descrever brevemente a sua boa prática. O resumo será exibido quando o usuário clicar em determinado ODS;

b. Descrição: detalhar a boa prática;

c. Objetivos: descrever os principais objetivos e/ou os propósitos macros;

d. Selecionar um ou mais ODS correspondentes à Iniciativa:

Imagem ODS

 

O quadro acima permite a escolha de um ou mais Objetivos que se relacionam com a sua boa prática. Para selecioná-los basta clicar sobre os quadros dos ODS.

Para saber saber mais informações sobre determinado ODS, no formulário de cadastro, clique no símbolo “i” no canto inferior direito de cada quadro;

e. Itens de Mensuração: referem-se aos quantitativos e são importantes para medir os resultados da sua boa prática;

f. Álbum de Fotos: é importante que todas as fotos tenham boa resolução para evitar distorções nas imagens. A primeira foto inserida será utilizada como foto principal;

g. Vídeos: poderão ser inseridos arquivos de vídeo (vídeo local) ou a partir de um link/URL (vídeo incorporado);

h. Documentos: área destinada para a inclusão de arquivos  (projetos, descritivos, formulários) de até 500MB, do tipo: PDF, texto, planilhas, entre outros;

i.  Endereço: local onde é realizada a iniciativa, caso possua mais de um endereço, incluir apenas o endereço principal.

 

Pronto, sua boa prática será avaliada e publicada pela equipe moderadora do portal.

 

Termos de Uso

A publicação da sua boa prática estará vinculada às seguintes condições:

1.  O usuário, que efetuou o cadastramento da iniciativa, é integralmente responsável pelas informações inseridas. Portanto, o Portal Boas Práticas ODS não se responsabiliza por este conteúdo hospedado no portal.

2.  A boa prática não deve conter termos, fotos ou vídeos ofensivos e impróprios, devendo ser apartidária, não refletir ideologia política, religiosa, discriminatória ou preconceituosa. Nesses casos, a equipe moderadora do portal irá ocultar ou excluir tais conteúdos.

Os Termos de Uso aqui estabelecidos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Por isso, é aconselhável a verificação desta página periodicamente.

 

Acreditamos que juntos somos mais fortes e, compartilhando nossas iniciativas, atingiremos mais rapidamente as metas dos ODS.