AID Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa

Iniciativas

Ponta Grossa tem passado por um processo de aceleração a partir das mudanças causadas pelo crescimento exponencial da ciência e da tecnologia, e assim, em resposta às necessidades da administração pública e da sociedade, nasceu a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa. A Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa tem por finalidade fomentar a criação de um ambiente de negócios propício para a inovação e o desenvolvimento sustentável do Município. Instituída pela Lei nº 14.117 de 01 de dezembro de 2021, é responsável por formular, implementar e acompanhar as políticas públicas municipais relativas ao desenvolvimento sustentável municipal, inovação, empreendedorismo e qualificação dos serviços públicos tal como promover a articulação de ações e parcerias estratégicas de atividades com diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento econômico, inovação e empreendedorismo. Ainda, tem como objetivo estruturar projetos, programas e ações de cooperação, impulsionadoras do desenvolvimento sustentável e construir canais e instrumentos qualificados de apoio à inovação, empreendedorismo e economia visando o desenvolvimento sustentável. A Agência atua em colaboração com a administração municipal para a promoção de novos investimentos e para a consolidação e expansão dos existentes, cuja natureza e porte contribuam estrategicamente e de maneira sustentável para o desenvolvimento socioeconômico de Ponta Grossa.
Instituição e os ODS
Para elaboração do planejamento dos projetos da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, levam-se em consideração as macroáreas do Plano de Governo Municipal relacionadas ao ambiente de desenvolvimento e inovação, sendo: Gestão Eficiente e PG+Produtiva, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), e, as seis dimensões do Governo Digital, constante no Documento Temático da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre a Estrutura do Governo Digital (“The Digital Government Framework”).
No que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, foram considerados os 17 objetivos, de forma não excludente àqueles que poderiam ser mais conectados com a iniciativa privada, considerando-se a possibilidade de integração na esfera pública municipal, mesmo que de forma indireta.
Contato da Instituição
Avenida Visconde de Taunay, 950 terreo - Centro - 84051-000 - Ponta Grossa - PR