Associação Planeta d´Ó Associaçao Planeta d'O

Somos um grupo de profissionais, organizados através da ONG Associação Planeta d’O, sem fins lucrativos e religiosos, apartidários, em torno de um objetivo comum A ÁGUA. Criada em 2015, sua principal missão é elaborar projetos e iniciativas para promoção de maior responsabilidade ambiental que visam esclarecer a importância da água desde as nascentes até os oceanos. Com isto, promover o conhecimento e a educação sobre o desenvolvimento sustentável para alcançar a agenda da ONU – 2030 , ODS – Objetivos 14, e interdisciplinarmente, 6 e 4.
O oceano está no coração de uma gigantesca maquina climática desregulada. O equilíbrio natural da terra esta perturbado e todo o nosso modo de vida (saúde, segurança, alimentação, economia, moradia ) sera submetido a consequências terríveis. Porem, Nosso Planeta possui condições para ser restabelecido, e o Oceano poderá ser a origem das inovações que contemplara esta esperança. A Associação Planeta d’O é sensível a esta realidade e foi idealizada a partir do encontro de pessoas envolvidas com a preservação do ambiente marinho. Este encontro foi permitindo, a partir de 2012, a interação de pioneiros e personalidades nacionais e internacionais do meio subaquático que são referências no mundo marinho.
Pierre Passot, biologista Marinho, fundador da Associação Planeta d’O, após alguns anos de trabalho, adquiriu um lastro no Brasil, que nos permitiram chegar a uma trajetória enquanto associação civil e ambiental com o objetivo de resgatar e fomentar a conscientização da importância
do ambiente marinho, para o desenvolvimento sustentável, através doações e projetos sociais, educacionais, culturais e científicos de preservação ambiental marinha, adotando as 􀀵finalidades institucionais estatutárias como por exemplo, desenvolver projetos de ação sociocultural, relativas ao meio ambiente marinho, Defender e proteger a história do legado marinho, preservando a memória. Proporcionar para as jovens gerações um modo de agir que contemple a compreensão e o pensar de maneira diferente no futuro das nossas relações com o Oceano, desde o conhecimento teórico até a utilização de seus recursos, passando pelo vies profissional. Todos os membros da diretoria e coordenação desta Associação possuem curso superior, doutorado e ou mestrado e somos de profissões interdisciplinares (oceanógrafo, professor
universitário área de oceanografia, advogado, administrador, bibliotecário.). Nossas parcerias foram construídas ao longo destes anos de muito trabalho e confiança.
ASSOCIAÇÃO PLANETA D'O
Associação CNPJ: 23.594.747/0001-10
(41) 99886-2605


Sonia Mara Saldanha Bach PASSOT
soniamara05@gmail.com

Instituição e os ODS
Desde a Fundação da Associação Planeta temos apresentado projetos que estão de acordo com as ODS. Vários exemplos que descreveremos no campo das iniciativas, como a Campanha TRAGA SEU COPO.
Com um olhar mais além, verificamos e estudamos os malefícios do plástico na natureza, que de acordo com os dados da ONU 2018, o plástico representa 80% do lixo dos oceanos.
Os números brasileiros são assustadores também. Em termos de consumo, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1 500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Copos plásticos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Estes materiais não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microrganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo. Um copo plástico tem vida média no ambiente entre 250 a 400 anos. Trata –se, portanto, de um produto cuja existência tem sido nefasta para a natureza , segundo a Fonte: Impacto Ambiental são fabricados 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, sendo que a reciclagem e insatisfatória e a maior parte descartada incorretamente. Apenas duas empresas no Brasil que reciclam este material. (São Paulo e Rio de Janeiro). Nosso objetivo é auxiliar na reversão dessa situação. Precisamos colocar em prática o conceito de Educação Ambiental nas escola publicas. Porem uma educação que vá além das queimas de florestas e recolhimento de lixo, que mostre a importância e a valorização da AGUA e do AR que respiramos. Sem os quais não haverá vida na terra. Os objetivos 14 VIDA NA AGUA, e 4 EDUCAÇAO DE QUALIDADE são os que visamos em primeiro lugar, depois trabalharemos com os objetivos transversais de acordo com cada projeto.
Mapa

-25.3839688, -49.289209

Contato da Instituição
Avenida Fredolin Wolf, 641 bloco 05 apto 11 - Pilarzinho - 82115-000 - Curitiba - PR
(41) 9653-0901
soniamar5@yahoo.com.br