Escola Mar da nascente ao oceano

primeiro lugar
Resumo da Iniciativa
Este Projeto traduz uma visão diferente do ensino relacionado ao ambiente AGUA, (Rios mares) representa uma maneira de organizar o trabalho existente na escola. Caracteriza-se pela forma de abordar um determinado tema, permitindo uma aproximação das experiências envolvendo alunos e professores.
Descrição da Iniciativa
Considerando que o Brasil possui históricos e amplos interesses marinhos, tanto por sua extensão territorial quanto pela vocação marítima do seu povo e que o Brasil possui 7491 km de Costa Marinha, que os Portos movimentam mais de 40 milhões de toneladas de carga por ano, as exportações pressionam muito a natureza, e no meio de tudo isto, temos a geração de uma economia marítima digna de alguns bilhões de reais. A economia do mar, neste contexto, não pode deixar de ser citada. Levamos em conta que crianças e adolescentes de hoje, serão os futuros políticos e empresários de amanha, com poder de decisão para eixos que determinarão as escolhas que serão feitas em relação a esta economia. O mar é o coração dos desafios futuros.
Proteger este ambiente, mobilizar nossa capacidade cientifica, organizar intercâmbios, principalmente no assunto marítimo, desenvolver uma nova relação entre a criança e o mar Estes são os desafios nosso para o mundo de amanhã. Os oceanos estão no centro dos direitos estratégicos, económicos, sociais e humanos do nosso tempo. Além disto acreditamos que o Planejamento e a aplicação destas ações ajudarão a despertar, o senso moral, o espírito critico e a cidadania visando o manejo sustentável dos Mares e dos Oceanos.
Este projeto foi concebido por Pierre Passot e adaptado para o Brasil. Com o objetivo de trazer para nosso Pais a oportunidade de, por um lado, mostrar estas belezas naturais, mas também a dinâmica sócio cultural que envolvera profissionais como professores, pesquisadores, mergulhadores, homens do mar que retrabalharão a vida marinha no espírito das Crianças e adolescentes.
Para tanto, previmos um plano piloto na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto e a possibilidade de estender futuramente para outras escolas em Curitiba - PR, posteriormente á aprovação pela Secretaria Municipal de Educação.
Além disto, o projeto possui um viés para a convivialidade entre professores, alunos e atores da ONG Planeta d’O. Este viés artístico e cultural da comunidade do mundo submarino vindo de encontro da vocação de alguns destes alunos, que certamente se reconhecerão e farão parte, em um futuro próximo da mesma comunidade que irão conhecer, profissionalmente, um dia.
Por outro lado, segundo (ALMEIDA 2015, p.32) “a educação é o processo por meio do qual os indivíduos se apropriam das práticas culturais tornando-se parte da sociedade em que vivem, identificando- se com elas e ao mesmo tempo diferenciando-se”. Além disto, estamos certos de que o principio do código da criança e do adolescente em seu artigo 31, da convenção da ONU sobre os direitos da criança, de 1989 e artigo 6° que traz alguns dos princípios que devem nortear a educação, reproduzimos em parte o enunciado do artigo 205, da CF, que trata desta matéria «A educação, portanto não deve ser mero sinônimo de “ensino” das disciplinas tradicionais. A Associação Planeta d’O propõem trabalhar no sentido de auxiliar no conteúdo educação ambiental .
Início: 19/02/2017
Término: 26/11/2018
Endereços

Avenida Fredolin Wolf, 641 bloco 05 apto 11, Pilarzinho, Curitiba-PR, 82115-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Proteger o ambiente marinho, mobilizar nossa capacidade cientifica, organizar e desenvolver uma nova relação entre a criança e o mar.
Levar ações sobre o ambiente marinho para auxiliar no contexto de revelar a importância da economia do mar, levar em conta que crianças e adolescentes de hoje, serão os futuros políticos e empresários de amanha, com poder de decisão para determinar os eixos que farao a diferença. O mar é o coração dos desafios futuros.
Por quê? Porque estes são os desafios do mundo de amanhã. Os oceanos estão no centro dos direitos estratégicos, económicos, sociais e humanos do nosso tempo. Além disto acreditamos que o Planejamento e a aplicação destas ações ajudarão a despertar, o senso moral, o espírito critico e a cidadania visando o manejo sustentável dos Mares e dos Oceanos.
Álbum de Fotos
primeiro lugar
segundo lugar
primeiro lugar
segundo lugar
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Avenida Fredolin Wolf, 641 bloco 05 apto 11 - Pilarzinho - 82115-000 - Curitiba - PR
(41) 9653-0901
soniamar5@yahoo.com.br