Instituto LIFE - Organização de Negócios e Biodiversidade Instituto LIFE

O Instituto LIFE é uma organização de negócios e biodiversidade, sem fins lucrativos, fundada em 2009, que orienta as organizações na incorporação da biodiversidade como gestão de risco dos negócios. Com sede no Brasil, maior detentor de biodiversidade do mundo, atualmente possui operações também na Europa, México e Paraguai.

Normalizador internacional, o Instituto LIFE é responsável pelo desenvolvimento e gestão das metodologias e sistemas de certificações LIFE: Negócios & Biodiversidade e Gestão Territorial Sustentável.

A Metodologia LIFE de Negócios e Biodiversidade possibilita o cálculo e diagnóstico das pressões, impactos (positivos e negativos), riscos e dependências das atividades sobre a biodiversidade para orientar a tomada de decisões, garantindo maior eficácia dos investimentos.

Esta metodologia fornece subsídios claros para que as empresas honrem seu compromisso com o Target 15 [1] do Marco Global da Biodiversidade Pós-2020 incorporando as decisões internacionais da Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB.
Instituição e os ODS
A Metodologia LIFE também é reconhecida pela Plataforma de Negócios e Biodiversidade da União Europeia e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU.

ODS 12 - A Metodologia LIFE estimula as empresas a adotarem práticas sustentáveis relacionadas à geração de resíduos, emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e energia e ocupação de área.

ODS 13 - A Metodologia LIFE contempla o inventário, monitoramento, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa. Adicionalmente, incentiva as organizações a adotarem matriz energéticas limpa.

ODS 14 - A Metodologia LIFE auxilia na identificação de ecorregiões marinhas prioritárias para conservação; disponibiliza um mapa de hierarquia das prioridades de conservação das ecorregiões marinhas no Brasil; reconhece empresas que implementam ações voluntárias de conservação da biodiversidade.

ODS 15 - A Metodologia LIFE estimula o setor privado a investir na conservação da biodiversidade; auxilia na identificação das prioridades de conservação das ecorregiões terrestres e reconhece ações voluntárias de conservação da biodiversidade baseada em prioridades de conservação nacionais e internacionais e efetividade das ações implementadas.
Mapa

-25.3972267, -49.2835169

Contato da Instituição
Rua Victor Benato, 210, Unilivre - Pilarzinho - 82120-110 - Curitiba - PR
(41) 3253-7884
Redes Sociais