PMM Prefeitura Municpal de Morretes

A fundação do povoado de Morretes data de 1721, mas a ocupação de seu território por mineradores e aventureiros paulistas, remonta ao ano de 1646, período em que foram descobertas jazidas de ouro na região. A partir de meados do século XVIII, os parnanguaras capitão Antônio Rodrigues de Carvalho e sua mulher Maria Gomes Setúbal se estabelecem em Morretes, onde logo constroem uma capela e a dedicam a Nossa Senhora do Porto e Menino Deus dos Três Morretes.

Pela Lei Provincial nº. 188, de 24 de maio de 1869, Morretes foi elevado à categoria de cidade, desmembrado de Antonina, porém sua denominação foi alterada para Nhundiaquara, mas, pela Lei Provincial nº. 277, de 07 de abril de 1870, voltou a denominar-se Morretes.

A denominação Morretes é de origem geográfica e refere-se aos pequenos morros (morretes) que circundam toda a cidade. Este nome é conhecido ao tempo de sua primitiva colonização. O município possui um distrito administrativo: Porto de Cima. O município se estende por 684,6 km² e contava com 16 406 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 24 habitantes por km² no território do município. Situado a 7 metros de altitude, de Morretes tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 25° 28' 44'' Sul, Longitude: 48° 49' 54'' Oeste.

Com a chegada dos trilhos de aço da Estrada de Ferro, cujo tráfego iniciou-se em 1885, Morretes decaiu vertiginosamente. Seu comércio foi altamente prejudicado, parando os engenhos de erva-mate e afetando toda a estrutura sócio-econômico-cultural do município. A partir de então, operou-se uma reação reconquistando, aos poucos, sua importância no contexto do estado do Paraná.

Instituição e os ODS
Sob a coordenação da Direção de Desenvolvimentos Sustentável, Morretes inicia no ano de 2022 a elaboração, implementação, avaliação e o monitoramento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de subsidiar as políticas públicas na cidade e com o compromisso de assegurar o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental, um conjunto de indicadores e metas locais será acompanhado até o ano de 2030. Por meio do Observatório do Milênio, rede de parceiros formada pelo poder público, instituições acadêmicas e da sociedade civil, serão produzidos e disseminados dados e informações relativos à situação do município em relação às metas estabelecidas pela ONU.
Contato da Instituição
Praça Rocha Pombo, 10 - 83350-000 - Morretes - PR
(41) 9872-4891
tiago.tischer@morretes.pr.gov.br
Redes Sociais