SETI SETI

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) foi criada em 2019, com o objetivo de coordenar, implementar e executar políticas e diretrizes nas áreas da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade paranaense.
A SETI tem o compromisso de continuar investindo no aprimoramento das universidades estaduais por meio de programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, bem como no fomento das atividades da área de ciência, tecnologia e inovação.
Três eixos temáticos norteiam os novos programas e projetos coordenados pela Superintendência: Desenvolvimento Regional e Popularização da Ciência; Inovação e Competitividade; e Reestruturação da Gestão Administrativa.
Integram o Sistema Estadual de Ensino Superior as seguintes instituições: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Paraná, e as instituições de educação superior, mantidas pelo Poder Público Municipal. Atualmente existem cerca de 95 mil estudantes regularmente matriculados nas universidades estaduais do Paraná. São 381 cursos de graduação, 304 cursos de especialização, 196 cursos de mestrado e 92 cursos de doutorado. Nesse sistema, atuam 7.685 docentes (90% com Mestrado e Doutorado) e 8.847 agentes universitários.
Instituição e os ODS
1. Implantação do Observatório Universitário sobre ODS, com base na concepção de desenvolvimento sustentável entendido como manejo e conservação de recursos naturais e orientação da mudança tecnológica e institucional para atender as necessidades das gerações presente e futura. Assim o Observatório está alinhado com as áreas estratégicas do Governo e promovendo a inclusão e aproximação dos jovens universitários das IEES as ODS e a agenda 2030. Na SETI, esta concepção orienta o desenvolvimento dos programas, projetos e ações institucionais, no ensino (por meio da graduação), na pesquisa (por linhas de pesquisa específicas), na extensão universitária e na cooperação técnico-cientifica com os segmentos municipais, estaduais, federais e internacionais.
Mapa

-25.4440299, -49.2431343

Contato da Instituição
Avenida Prefeito Lothario Meissner - Jardim Botânico - 80210-170 - Curitiba - PR
(41) 3281-7407
marcos.pelegrina@seti.pr.gov.br