Implantação de serviço digital para consulta e solicitação de medicamentos na Farmácia do Paraná
Instituição
Colaborador

deaf
Resumo da Iniciativa
A consulta online de medicamentos tem propiciado amplo acesso à informação, a qualquer cidadão, evitando a busca de informação por outros meios como telefone ou presencialmente no serviço de farmácia.
Descrição da Iniciativa
A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA/PR) é responsável pelo acesso do cidadão aos medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para esse acesso é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação junto às farmácias da SESA/PR e apresente um conjunto de documentos e exames de acordo com o medicamento solicitado e a correspondente condição clínica (CID-10). Essa documentação é necessária para comprovação dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para fonecimento do medicamento solicitado.
Para facilitar o acesso à informação sobre os medicamentos disponibilizados na farmácia, para quais condições clínicas, bem como os documentos e exames necessários para cadastro da solicitação, foi desenvolvida uma ferramenta que permite ao cidadão fazer essa consulta de forma online. Esse serviço digital permite que o cidadão faça a consulta pelo nome do medicamento, pelo código da doença (CID-10) ou pelo Protocolo Clínico. Caso na relação de documentos exista algum documento em pdf a ser preenchido, é possível também fazer o seu download.
De forma complementar a esse serviço e como alternativa ao cadastro realizado de forma presencial pelo paciente na farmácia, foi desenvolvida ferramenta para a solicitação de medicamentos de forma online. Esse outro serviço digital permite o preenchimento de um formulário online e o envio da documentação necessária digitalizada para a solicitação do medicamento. Ambos os serviços digitais foram desenvolvidos em parceria com a Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná e estão disponíveis para acesso via site da secretaria de saúde e por meio da plataforma Piá.
Início: 10/04/2020
Término: 30/12/2030
Endereços

Rua Piquiri 170, Rebouças, Curitiba-PR, 80230-140, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Propiciar a pacientes, prescritores e a qualquer cidadão interessado a consulta online de medicamentos disponibilizados na Farmácia do Paraná, permitindo a busca por CID-10, por medicamento ou por Protocolo Clínico. Além disso, permitir a consulta da relação de documentos a ser apresentada para a solicitação do medicamento e disponibilizar arquivos em pdf para download. Propiciar a pacientes a possibilidade de realização de cadastro da solicitação de medicamentos de forma online com envio de documentação tanto para novos medicamentos como para a renovação de tratamentos de forma online.