O Geogebra e a Matemática da Educação Básica

Atividade Laboratório de Matemática
Resumo da Iniciativa
Este projeto propõe o estudo da tendência da educação matemática mídias tecnológicas, com ênfase no uso do software Geogebra para o ensino de funções, como por exemplo, funções de 1° e 2° grau, funções exponenciais, logarítmicas, polinomiais, racionais e trigonométricas.
Descrição da Iniciativa
Este projeto será composto de uma fase de estudo teórico sobre as novas tendências da educação Matemática dando ênfase em Mídias tecnológicas, para que os integrantes do projeto tenham a visão da importância de tal recurso no processo ensino aprendizagem e como eles podem ser um facilitador para criar um ambiente de interação entre professor e aluno, esta fase será realizada através de estudos de textos atuais sobre o assunto e discussões com o grupo de trabalho (que constará do responsável pelo projeto e alunos do curso de graduação em matemática previamente selecionados).
Ainda nesta primeira fase será realizado o estudo de funções em geral, para que a manipulação dos softwares se torne mais significativa, de modo que a elaboração de atividades com os softwares num segundo momento se torne mais clara e objetiva.
Posteriormente será feito o estudo, exploração e a analise do software Geogebra e sua aplicabilidade para ensino de gráfico de funções.
Após este momento inicial de ambientação com a parte teórica e uso dos softwares, serão elaboradas apostilas para serem aplicadas em minicursos em semanas acadêmicas de matemática desta instituição ou de outras instituições. Simultaneamente às aplicações dessas atividades a equipe se reunirá para fazer avaliações sobre as mesmas, e caso necessário, fazer uma readequação ou reformulação das atividades.
A equipe também procurará produzir artigo ou resumo sobre o tema para serem apresentados em eventos de natureza científica desta ou de outras IES.
As reuniões serão realizadas semanalmente nesta instituição com uma carga horária de 4 horas e dedicação para estudos por partes dos integrantes de 6 horas, onde serão feitos as leituras de textos, pesquisas, elaborações de atividades e organização de materiais para minicursos.
Também será previstos a certificação dos acadêmicos que forem selecionados para a participação do projeto de 192 h/a, bem como os que participarem dos minicursos oferecidos por este projeto.
Início: 01/07/2019
Término: 01/07/2020
Endereços

Rua Cândido Bertier Fortes, apto 101, Jardim Campo Grande, Paranavaí-PR, 87701-170, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Este projeto tem como objetivo principal estudar alternativas para o uso do software Geogebra para o ensino da matemática e fazer com que os participantes envolvidos tenham novas perspectivas para sua prática docente com o uso da tecnologia.
O projeto terá como objetivos específicos:
- Ler sobre as novas tendências da educação Matemática;
- Discutir e compreender a importância das mídias tecnológicas na prática docente.
- Conhecer algumas ferramentas do software Geogebra;
- Estudar algumas possibilidades do uso do software Geogebra para o ensino de função, tipos especiais de funções e gráficos de funções;
- Elaborar e resolver problemas com ajuda de softwares Geogebra;
- Elaborar e apresentar minicursos e/ ou oficinas sobre o uso do software;
- Escrever artigo e/ou resumo para apresentar em eventos desta ou de outras IES.
Álbum de Fotos
Atividade Laboratório de Matemática
Definições das funções seno e cosseno
Funções seno e cosseno no círculo trigonométrico
Características dos coeficientes da função quadrada
Definição da função exponencial
Atividade da função exponencial
Definição da função logaritmica
Atividade da função log
Atividade Laboratório de Matemática
Definições das funções seno e cosseno
Funções seno e cosseno no círculo trigonométrico
Características dos coeficientes da função quadrada
Definição da função exponencial
Atividade da função exponencial
Definição da função logaritmica
Atividade da função log
ODS correspondentes à iniciativa