PORTAL BOAS PRÁTICAS ODS
Instituição

Portal Boas Práticas
Resumo da Iniciativa
Portal, totalmente colaborativo, o usuário poderá incluir conteúdo na plataforma, a partir de um registro de pessoa física, basta inscrever o projeto, descrever a iniciativa e apontar qual ODS está contemplado, há espaço para fotos, vídeos e um mensurador do impacto social daquele projeto
Descrição da Iniciativa
PORTAL BOAS PRÁTICAS ODS
O portal BOAS PRÁTICAS ODS foi idealizado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 25 de setembro de 2019, em comemoração ao quarto aniversário da adesão dos 193 Estados-membros da ONU à Plataforma 2030, agenda global que mobiliza pelo desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A meta é ousada e, na mesma medida, urgente: através de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolver ações concretas pela erradicação da pobreza e promover a prosperidade mundial até o ano de 2030.
No portal, totalmente colaborativo, o usuário poderá incluir conteúdo na plataforma, a partir de um registro de pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ). Basta inscrever o projeto, descrever a iniciativa e apontar qual ODS está contemplado. Há espaço para fotos, vídeos e um mensurador do impacto social daquele projeto.
Os cidadãos poderão navegar pelos 17 compromissos assumidos pelo Paraná e pelo País e ver como as iniciativas estão sendo implementadas em todas as regiões do Estado. Elas podem envolver hortas comunitárias, programas de incentivo ao transporte alternativo, acessibilidade, distribuição de cartilhas educativas, uso consciente da água e de energia elétrica e inclusão social, entre inúmeras outras.
A Agenda 2030 foi adotada pelo governo do estado do paraná como meta para tornar melhor a vida no campo e na cidade. Pensando em políticas públicas como um círculo completo, que agrega qualidade de vida para as pessoas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já são parte da cultura do Estado. É com essa visão inovadora que vamos alcançar aquilo que as metas propõem: um Paraná inclusivo, economicamente responsável e preparado para as próximas décadas.
O portal é uma estratégia que se soma aos termos de compromisso assinados com diversos órgãos estaduais, Tribunal de Contas do Estado, municípios e sociedade civil, ao conjunto de articulações em torno do pacto com a OCDE e a uma ferramenta digital também desenvolvida em parceria com a Celepar para que os gestores tenham um mapa completo com perfis socioeconômicos e indicadores dos 399 municípios.
Início: 25/09/2019
Término: 25/09/2030
Endereços

Praça Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Palácio das Araucárias - 4º Andar ALA B, Centro Cívico, Curitiba-PR, 80530-909, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O Paraná tem uma atuação totalmente integrada em relação aos ODS, com intuito de propagar essa mensagem de aliar desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e inclusão social. O portal vai ajudar nesse processo de pioneirismo que já completou quatro anos. O Estado já tem como apresentar resultados concretos e indicar um norte para a próxima década, é o que a ONU espera que os países-membros executem.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Praça Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Palácio Iguaçu - Centro Cívico - 80530-909 - Curitiba - PR
(41) 3313-6828
adriana.sgdes@ccivil.pr.gov.br