Patrulha Maria da Penha (PMP) e Botão do Pânico
PMA

Viatura da Patrulha Maria da Penha
Acompanhamento, por equipe especializada da Guarda Municipal, de mulheres vítimas de violência doméstica, além de atendimento prioritário em casos de emergência através do Botão do Pânico.
Nos casos de violência contra a mulher, em que a Justiça determina medida protetiva para evitar que o agressor aproxime-se da vítima, a Patrulha Maria da Penha age para garantir a segurança destas mulheres.
A PMP conta com guardas municipais devidamente treinados e com atuação exclusiva para realização de visitas periódicas e, também, para amparar e proporcionar maior segurança a estas mulheres. A Patrulha conta ainda com viatura exclusiva para a efetivação do serviço.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária, um total de 351 mulheres receberam acompanhamento durante o 1º ano de atuação da Patrulha Maria da Penha no município (completado em maio de 2019).
As mulheres que são acompanhadas pela PMP podem também, caso haja a necessidade em situações de emergência, solicitar o atendimento de modo prioritário através do Botão do Pânico, disponibilizado no aplicativo 153 Cidadão. Aquelas que têm medida protetiva podem realizar cadastro junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e passam a ter acesso ao esse dispositivo de segurança. Segundo a SMSP, até o primeiro semestre de 2019, 45 mulheres com medida protetiva já possuíam o recurso no app.

Dentro do ODS 5 - Igualdade de Gênero, esta iniciativa pode ser relacionada à meta 5.2 - Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.
Sobre o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, a iniciativa pode ser relacionada à meta 16.1 - Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares.

Rua Pedro Druszcz, 111, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

ODS correspondentes à iniciativa