10 anos do Programa A União Faz a Vida
Colaborador

Crianças da Escola Clotilde fizeram uma apresentação de abertura para o evento
Resumo da Iniciativa
O Programa A União Faz a Vida (PUFV) da cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ transformou mais de 5 mil estudantes em 10 anos. Evento com 370 participantes celebrou parcerias e promoveu a cooperação e cidadania. Palestras e apresentações enriqueceram o encontro.
Descrição da Iniciativa
Com o objetivo de transformar crianças e jovens em protagonistas do seu processo de aprendizagem, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) alcançou mais de 5 mil estudantes em 10 anos de atividades na cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. Por meio de uma metodologia educacional própria, os projetos desenvolvidos contribuem para a construção de uma sociedade mais próspera, que incentiva os cidadãos a serem mais cooperativos, solidários e participativos.

Em comemoração, foi promovido um evento no dia 20 de setembro com a presença de 370 participantes, entre educadores das 28 escolas parceiras do PUFV, autoridades locais e lideranças do Sicredi. “É maravilhoso proporcionar momentos de interação para os profissionais que trabalham com os alunos dentro da sala de aula. Agradecemos a parceria e continuaremos a disseminar cada vez mais a cooperação e a cidadania com a metodologia do Programa A União Faz a Vida”, celebra o presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari.

Entre as atrações, as palestras da especialista em educação Emília Cipriano e da palestrante e escritora Helda Eliane, com temas reflexivos sobre educação infantil e comportamento humano na comunicação. Além disso, houve apresentações artísticas promovidas pelo Espaço Sou Arte. “Foi um encontro produtivo e de muito aprendizado. Sou muito grata por fazer parte dessa cooperativa que investe em educação e formação de alta qualidade”, comemora a coordenadora local do PUFV em Prudentópolis (PR), Joanice Chomen Klosz.

Para a professora Dilce Maria da Silva, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), o evento foi uma oportunidade de reforçar e acreditar no trabalho social aplicado pelo PUFV há pouco mais de um ano na cidade em que atua. “Renovei minhas energias e voltei para casa com a minha visão mais firme, querendo fazer a diferença e continuar acreditando na capacidade das crianças de promover um mundo melhor com uma educação de qualidade”, diz, entusiasmada.

Para a Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Maria Gisele Pontarollo o sucesso conquistado nos 10 anos do programa se deve a comunhão de esforços. “só foi possível graças a um trabalho feito a muitas mãos, repleto de dedicação, empenho muita cooperação e cidadania", enfatiza.

Programa A União Faz a Vida
Somente na Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, o PUFV impactou mais de 5 mil alunos e 600 educadores. Com um total de 28 escolas em 13 municípios parceiros, a metodologia do projeto ultrapassou fronteiras neste ano, sendo aplicado em ações na Polônia, por meio de uma parceria firmada entre o Sicredi e a Cooperativa de Crédito da Polônia (SKOK), para a criação de um programa semelhante em escolas de Podstawowa, em Lublin. Criado pela Fundação Sicredi há 28 anos, o Programa A União Faz a Vida é uma das principais ações de transformação social aplicadas na instituição financeira cooperativa.
Início: 20/09/2023
Endereços

Rua Coronel Emilio Gomes, nº 380, Italiano, Centro, Irati-PR, 84500-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
1 - Contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera, incentivando a cooperação, solidariedade e participação cidadã;
2 - Promover momentos de interação e aprendizado para educadores, fortalecendo a parceria com escolas e disseminando a metodologia do Programa
Participantes do Evento
370
Pessoas
Álbum de Fotos
Crianças da Escola Clotilde fizeram uma apresentação de abertura para o evento
Presidente e Vice da Cooperativa
Educadores participantes do evento
Espetáculo Artístico realizado durante o evento
Crianças abrindo o evento com uma apresentação
Apresentação Colégio Clotilde
Crianças do Colégio Clotilde
Palestrante Emília Cipriano
Público do evento
Malabaristas do Sou Arte
Palestrante Helda Elaine
Crianças da Escola Clotilde fizeram uma apresentação de abertura para o evento
Presidente e Vice da Cooperativa
Educadores participantes do evento
Espetáculo Artístico realizado durante o evento
Crianças abrindo o evento com uma apresentação
Apresentação Colégio Clotilde
Crianças do Colégio Clotilde
Palestrante Emília Cipriano
Público do evento
Malabaristas do Sou Arte
Palestrante Helda Elaine
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PC CEL JOSE DURSKI, 26, ANDAR 3 - 84400-000 - Prudentópolis - PR
(42) 3446-1748
henrique_rodrigo@sicredi.com.br
Redes Sociais