Astronomia Ribeirinha
Colaborador

Logo do projeto
Resumo da Iniciativa
O projeto Astronomia Ribeirinha, é uma iniciativa voltada para escolas públicas urbanas, de comunidades rurais e tradicionais de Januária, norte de Minas Gerais. Este projeto foi idealizado pelo professor e astronauta análogo Lucca dos Santos Alves, um jovem apaixonado pela ciência desde os 3 anos
Descrição da Iniciativa
As ações do projeto são focadas em proporcionar uma educação de qualidade em astronomia, muitas vezes inacessível a essas escolas. Com recursos didáticos adequados, pretendendo criar um ambiente de aprendizado único, onde os alunos possam descobrir os segredos do cosmos e compreender a importância da ciência na sociedade.o projeto Astronomia Ribeirinha tem como objetivo levar a ciência de forma prática e
acessível aos estudantes de escolas públicas da cidade de Januária Minas Gerais, incentivando o interesse pela ciência e tecnologia.

Através de palestras, exposições, oficinas e observações astronômicas, busca-se
despertar o encantamento dos alunos e mostrar como a ciência pode ser divertida e fantástica.

Os resultados obtidos incluem o aumento do interesse dos estudantes pela ciência, a
ampliação do conhecimento sobre astronomia e a promoção de uma visão mais ampla e
questionadora do universo. O projeto contribui para a formação de futuros cientistas ao
despertar o interesse dos jovens por áreas relacionadas à astronomia e ao proporcionar
experiências práticas e inspiradoras.
Início: 03/01/2022
Término: 15/12/2023
Endereços

Januária, Januária-MG, 39480-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O objetivo do Projeto Astronomia Ribeirinha é levar o fascinante mundo da astronomia para as escolas públicas da cidade e das comunidades tradicionais, despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes para o conhecimento científico. Através de atividades interativas, observações astronômicas e experimentos práticos, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos jovens, inspirando-os a explorar o universo ao seu redor. As ações do projeto são focadas em proporcionar uma educação de qualidade em astronomia, muitas vezes inacessível a essas escolas. Com recursos didáticos adequados, pretendendo criar um ambiente de aprendizado único, onde os alunos possam descobrir os segredos do cosmos e compreender a importância da ciênciana sociedade. Graças ao comprometimento do professor e astronauta análogo Lucca,o Projeto Astronomia Ribeirinha tem alcançado resultados surpreendentes. Já contamos com parcerias de instituições renomadas o que nos permite oferecer uma formação completa e atualizada.Através do projeto Astronomia Ribeirinha, buscamos justificar a elaboração desse programa com base nos seguintes pontos:
1. Acesso à ciência para estudantes de escolas públicas da cidade de Januária : O projeto tem como objetivo levar a ciência de maneira acessível e prática aos estudantes de escolas públicas proporcionando oportunidades de aprendizado que muitas vezes não estão disponíveis para esses jovens.
2. Estímulo ao interesse por ciência e tecnologia: Por meio de palestras,exposições,oficinas e observações astronômicas, o projeto busca despertar o interesse dos jovens pelo estudo da ciência e tecnologia, incentivando-os a explorar essas áreas e considerar carreiras científicas no futuro.
3. Abordagem multidisciplinar: A astronomia é uma disciplina que abrange diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia e matemática. Ao ensinar astronomia, estamos promovendo uma abordagem multidisciplinar, mostrando aos estudantes como essas disciplinas estão interconectadas e estimulando-os a explorar diferentes campos científicos.
4. Estímulo à imaginação e criatividade: A astronomia é um campo que desperta a imaginação e desafia a compreensão do universo. Ao explorar conceitos astronômicos fascinantes, como a origem do universo, a vida em outros planetas e os fenômenos cósmicos, estamos estimulando a imaginação e a criatividade dos estudantes.5. Possibilidade de identificação de futuros cientistas: Ao oferecer acesso a recursos tecnológicos, projetos práticos e contato com profissionais da área, o ensino de astronomia nas escolas pode identificar e inspirar jovens talentosos que têm o. potencial de se tornarem futuros cientistas.Essa identificação precoce pode ser fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades e interesses científicos.
Lucca Santos Alves
1
Januária-MG
Álbum de Fotos
Logo do projeto
Idealizador do projeto
Projeto sendo desenvolvido
Logo do projeto
Idealizador do projeto
Projeto sendo desenvolvido
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas do Colaborador

Redes Sociais