Foz do Iguaçu receberá certificado de eliminação da Transmissão Vertical do HIV

Foz do Iguaçu receberá certificado de eliminação da Transmissão Vertical do HIV
A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu receberá, no dia 08 de dezembro, uma certificação da Comissão Nacional de Validação (CNV) do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV.

O município também receberá um Selo de Boas Práticas pelos esforços empenhados nas ações de vigilância, prevenção e controle da transmissão vertical (de mãe para filho). O evento acontecerá no auditório do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília e terá transmissão online. A secretária da saúde Rose Meri da Rosa representará o município na cerimônia.

A transmissão vertical do HIV ocorre quando a gestante, vivendo com HIV/Aids, não realiza o tratamento de forma adequada e transmite o vírus para o bebê ou também pode ocorrer no período do puerpério, durante a amamentação, no caso de mães infectadas.

Desde 2017 Foz do Iguaçu não registra casos de transmissão vertical do HIV. O resultado é fruto de um intenso trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais e dos outros equipamentos de saúde de Foz do Iguaçu.
Início: 08/12/2023

Praça Getúlio Vargas, Praça Getulio Vargas, Centro, Foz do Iguaçu-PR, 85851-340, Brasil