Acompanhamento Quadrimestral do Plano Plurianual (PPA)

PPA
Em 2020, foi implantado o acompanhamento quadrimestral das metas do PPA no Paraná a fim de oportunizar a avaliação e possíveis ajustes ou correções de execução de forma mais ágil.
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, de médio prazo, destinado a organizar e viabilizar as políticas públicas do Governo. O PPA deve ser instituído por lei específica e tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento, mesmo nos períodos de troca de gestão de governo.
Em atendimento às diretrizes de inovação e aprimoramento do processo de planejamento governamental estabelecidas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes - SEPL, por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação (CMA/SEPL), implantou o Acompanhamento Quadrimestral do Plano Plurianual, a partir de 2020.
O acompanhamento dos Planos Plurianuais do Paraná de períodos anteriores era realizado com periodicidade anual, ao final de cada exercício. Entretanto, em 2020, foi implementada uma nova forma de acompanhamento e monitoramento, com coleta e análise das informações das Metas. Ao final de cada quatro meses, os Órgãos informam o que foi realizado no período, e a CMA/SEPL retorna com relatórios de acompanhamento individuais, apontando os principais destaques em comparação ao que foi previsto na elaboração do PPA.
O principal objetivo desse esforço conjunto da SEPL e demais órgãos da Administração Pública (envolvidos na elaboração e execução do PPA 2020-2023) é disponibilizar aos Gestores Públicos, de forma mais ágil e atualizada, as informações sobre a execução das metas do PPA, oportunizando a avaliação e possíveis ajustes ou correções, com periodicidade quadrimestral ao invés de anual.
Início: 01/04/2020
Término: 31/12/2030

Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, 4º andar, Centro Cívico, Curitiba-PR, 80530-140, Brasil

Aprimorar o monitoramento do Plano Plurianual (PPA), possibilitando aos administradores públicos a melhoria da gestão das ações de planejamento.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, 4º andar - Centro Cívico - 80530-140 - Curitiba - PR
aline.matsushita@sepl.pr.gov.br