Dia da Consciência Negra: Crianças combatem o racismo através da arte e da escrita em Concurso de Direitos Humanos

III Concurso Consciência Negra
O III Concurso de Direitos Humanos premiou, as melhores obras de desenho e redação de alunos do 4° e 5° anos da Rede Municipal de Ensino. Os autores receberam jogos educativos e tiveram as obras expostas no local.
Assim como existem várias formas de preconceito racial, também há diversos instrumentos para combater esse inimigo, muitas vezes, silencioso, e entre eles, estão à arte e a escrita. Com essa inspiração, o III Concurso de Direitos Humanos premiou no último sábado (18), na Fundação Cultural, as melhores obras de desenho e redação de alunos do 4° e 5° anos da Rede Municipal de Ensino. Os autores receberam jogos educativos e tiveram as obras expostas no local.

A terceira edição do concurso, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, neste ano foi feita em alusão ao mês da Consciência Negra e teve como tema: “Combater o racismo e promover a igualdade racial”.

A seleção mobilizou mais de 600 crianças ao longo de outubro, e deste total, foram eleitos dez desenhos de alunos de 4º ano e dez redações, do 5º ano.

“Hoje celebramos não somente o sucesso do concurso, com obras inspiradas no enfrentamento ao racismo, mas também a esperança, com uma nova mentalidade a partir dessa geração que pode eliminar o preconceito pela cor de pele e todas as discriminações”, ressaltou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima.

Para o prefeito Chico Brasileiro, “o projeto representa o compromisso de uma das cidades com maior diversidade cultural no mundo e que tem a responsabilidade de fazer os enfrentamentos aos preconceitos para a manutenção da harmonia e do exemplo ao mundo”.
Início: 18/11/2023

Praça Getúlio Vargas, Praça Getulio Vargas, Centro, Foz do Iguaçu-PR, 85851-340, Brasil