Grupo de Estudos Formadores em Ação

Formadores em ação
Programa de formação ofertada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte aos professores da rede estadual do Paraná, para que se mantenham atualizados, ao mesmo tempo que atuam como multiplicadores entre os professores do mesmo componente curricular.
O Programa Formadores em Ação foi instituído em 2020 e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) para oferta de formação continuada aos professores da rede estadual de ensino do Paraná, com vistas à sua valorização profissional e docente e, consequentemente, à melhoria da qualidade do ensino. A proposta é que todos os docentes possam se atualizar gratuita e constantemente, ao mesmo tempo em que atuam como multiplicadores do conhecimento. O formato do curso é online, ou seja, apresenta flexibilidade espaço-temporal, para que o professor possa cursar de casa ou de qualquer local, até mesmo em sua hora-atividade. As inscrições ocorrem conforme cronograma estabelecido pela SEED e os participantes são organizados em grupos, de acordo com sua disciplina de concurso e recebem formação para instrumentalização do uso das metodologias ativas e recursos tecnológicos em sala de aula. Outro aspecto importante dessa formação é a troca de experiências e disseminação de boas práticas. A participação integral no curso é certificada e a certificação possibilita progressão na carreira. A primeira edição do programa 14 mil cursistas no primeiro semestre de 2021 e 11 mil cursistas no segundo semestre, sendo que destes, 1.259 passaram a atuar como formadores, multiplicando experiências enriquecedoras e conhecimento.

Avenida Água Verde, 2140, Vila Izabel, Curitiba-PR, 80240-900, Brasil

Ofertar formação gratuita, permanente e significativa aos profissionais da educação; valorizar o docente, concedendo progressão na carreira por meio de certificação em cursos de atualização profissional; melhorar a qualidade do ensino por meio da formação e qualificação dos profissionais da educação.
Número de participantes em 2020
Professores
Número de participantes em 2021
20600