Mil Tsurus por Assaí
Resumo da Iniciativa
Secretaria de Cultura e Turismo realiza Projeto Mil Tsururs por Assaí-PR.
Descrição da Iniciativa
Os Tsurus são aves grandes, de cores contrastantes, plumagem clara, chegando ao branco, com extremos de fascinante degradê vermelho, e dotado de inigualável encanto. Beleza essa considerada sagrada pelos japoneses, cuja a crença é que o pássaro representa a vitalidade da juventude. Na mitologia japonesa, o Tsuru é considerado o pássaro mais velho do planeta, com expectativa de vida de cerca de mil anos.
Diz-se que essa ave era companheira dos eremitas que faziam meditação no alto das montanhas, e creditavam à essa ave a mística de ser um talismã poderoso, com ação sobrenatural e capaz de retardar o processo de envelhecimento. Dessa forma, o Tsuru ganhou o título de “pássaro da longevidade”.
Há também a crença de que cortinas produzidas com origamis de Tsuru traz sorte e prosperidade à estabelecimentos comerciais. Em residências, essas cortinas têm a mesma simbologia, além de representar paz no lar e saúde para a família.
No Japão, acredita-se que dobrar 1.000 origamis de Tsurus com a mente direcionada para uma necessidade, garante o desejo realizado.
Assim, toda a população está convidada a participar do Projeto Mil Tsurus Por Assaí. Os estudantes da rede municipal entregarão os Tsurus a coordenação de suas escolas e a população entregará na secretaria de Cultura e Turismo, que fica no Castelo Japonês.
Início: 20/09/2021
Término: 22/10/2021
Endereços

1º Andar, Assaí-PR, 86220-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
- Motivar a união de toda sociedade na busca por paz, prosperidade e saúde para a cidade;
- Manter tradições culturais que fazem parte da história da cidade.