Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)
Instituição
Colaborador

logo PDE
Resumo da Iniciativa
Nova oferta do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), após reformulação.
Descrição da Iniciativa
O Governo do Estado do Paraná sancionou a Lei Complementar nº 241, de 17 de dezembro de 2021, que reformulou o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e visa promover a formação e qualificação dos professores da rede pública estadual de ensino em nível equivalente ao Stricto Sensu (Mestrado).
O programa, que não era ofertado desde 2016, disponibilizará 2 mil vagas a partir de maio de 2022 e possibilitará o avanço ao último nível da carreira, aos professores concluintes.
O novo formato do programa será à distância, não exigindo afastamento do trabalho, e terá carga horária reduzida, mantendo porém a duração de dois anos. Apesar das atividades do programa serem à distância, a aplicação prática do projeto desenvolvido ao longo do programa, permanecerá presencial, contribuindo para a permanência do professor junto aos estudantes.
A reformulação da proposta é fundamentada nos princípios educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os referenciais curriculares, além das legislações vigentes, tendo em vista as necessidades da educação pública paranaense.
Endereços

Avenida Água Verde, 2140, Vila Izabel, Curitiba-PR, 80240-900, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Promover a formação e qualificação dos professores da rede estadual de ensino do Paraná.
Número de Professores efetivos da Rede Estadual de Ensino do Paraná
50472
Professores
Número de Professores efetivos especialistas da Rede Estadual de Ensino do Paraná
6217
Professores
Álbum de Fotos
logo PDE
PDE 1
PDE 3
logo PDE
PDE 1
PDE 3