Universidade em Dança

Apresentação dos participantes do Projeto no EAEX 2019
Resumo da Iniciativa
A dança é uma área de conhecimento com espaço específico de formação superior. Porém, é inegável a relação do profissional de educação física com a dança, visto que a mesma é um componente curricular obrigatório da educação física na Educação Básica, sendo relevante capacitar os futuros professores.
Descrição da Iniciativa
Estudos mostram que a dança na formação inicial do profissional de educação física aparece por muitas vezes no currículo tratada em outras disciplinas ou com nomenclaturas como atividades rítmicas e expressivas; ritmo e movimento; expressão corporal; atividades expressivas. Como afirma Sborquia e Pérez Gallardo (2006, p.68) “a dança na formação inicial está atrelada ao ensino técnico e ao entendimento de que é uma atividade física” para desenvolver os aspectos motores, daí a justificativa em denominar disciplinas relacionadas ao conhecimento dança de ritmo, ritmo e expressão, atividades rítmicas e não dança propriamente dito. Frente a esta situação, podemos questionar: será que a dança tem espaço digno nos cursos de formação em educação física? Os saberes, os valores histórico-sociais e educativos da dança são reconhecidos pelos docentes e discentes nos cursos de formação em educação? As universidades têm privilegiado os saberes estéticos e artísticos? Qual a carga horária destinada ao componente curricular dança? Como têm sido desenvolvidos os programas destinados a trabalhar este conhecimento? Estas e uma infinidade de outras questões se colocam importantes para debater e reconfigurar a dança em outro patamar na área da educação física.
Início: 16/03/2020
Término: 28/11/2020
Endereços

Rua Pará,1450, Jardim São Cristóvão, Paranavaí-PR, 87702-270, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O objetivo deste projeto é articular ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva de dar suporte ao acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, assegurando aos envolvidos o acesso à prática da Dança, ampliando a democratização do ensino e aprendizado desta atividade, oportunizando-os a atuarem com a Dança na escola, e enriquecendo sua formação acadêmica, cultural, artística e profissional, sob direção docente.
Promover a capacitação de futuros professores por meio da parceria entre as atividades de Extensão, ensino e pesquisa;
- Oportunizar aos discentes do curso de Educação o aperfeiçoamento em dança seu aprimoramento e enriquecimento do seu repertorio cultural e acadêmico;
- Permitir que os alunos dos diversos cursos dessa instituição possam participar de aulas de dança, estimulando a prática da atividade física e melhorando a saúde dos mesmos;
- Estimular a participação da comunidade externa em programas da Universidade que estimulem a melhoria da qualidade de vida e a prática de atividade física.
- Favorecer a cultura, a arte e a integração social entre a comunidade acadêmica e escolar;
- Contribuir para que a dança seja entendida como forma de expressão natural e que todos são capazes de se manifestar;
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas do Colaborador