Feira de Talentos revela superação de pacientes ostomizados do CER IV
Instituição
Colaborador

Feira de Talentos revela superação de pacientes ostomizados do CER IV
Resumo da Iniciativa
Evento, em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados, foi marcado pelos talentos e histórias de superação dos pacientes.
Descrição da Iniciativa
Pacientes ostomizados protagonizaram seus talentos e suas histórias, durante a Feira de Talentos “Quem sou eu além da ostomia”, promovida pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

Na mesa de Cilsa Pignata, havia panetones artesanais, super recheados e convidativos. O cantinho dela na feira foi um dos mais concorridos. Enquanto entregava os pedaços de quitutes aos visitantes, com um largo sorriso no rosto, ela contava uma história marcada por muita superação. A habilidade em confeitaria teve início após a ostomia.

“Desde que fiz cirurgia e passei pela ostomia, tive que parar de trabalhar fora, e passei a me dedicar a cursos de confeitaria, e hoje retiro minha renda de bolos, panetones e estou muito feliz, e com certeza, essa fase é resultado de todo apoio que recebemos pelas equipes do CER IV, é um atendimento maravilhoso”, comentou Cilsa, que completou, sorrindo: “a doença não pode nos parar”.

Do outro lado do saguão, cisnes coloridos feitos com papeis em formato de dobradura chamavam a atenção de quem passava pelo local. O trabalho sustentável minucioso e delicado vinha das mãos do aposentado Waldemir Eleuterio, de 78 anos. Para ele, o artesanato é um companheiro e uma terapia.

“Eu monto pecinha por pecinha, levo umas duas horas para cada objeto e é um trabalho terapêutico, eu gosto muito”, comentou. Seu Waldemir freqüenta o CER IV desde que passou por cirurgia oncológica e também ressaltou a importância do atendimento na unidade para seu bem-estar.

“O atendimento aqui é maravilhoso, pois nos encontramos com pessoas com a mesma condição, fazemos amigos e temos um acompanhamento de profissionais especializados para nos cuidar”, completou.
Início: 21/11/2023
Endereços

Praça Getúlio Vargas, Praça Getulio Vargas, Centro, Foz do Iguaçu-PR, 85851-340, Brasil