Ivaiporã passa do 277º lugar em 2021 para 56º em 2022 no ranking estadual do programa Previne Brasil e 1º regional
DMS

Diretora Municipal: Cristiane Pantaleão, grande incentivadora dos trabalhos das equipes. Impulsionadoras do processo de trabalho desempenhado as Coordenadoras da Atenção Básica: Simone Tomaz e Fabiane Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica: Nilza Fernandes, e gerente de Saúde: Janaina Barbosa.
O resultado alcançado no Programa Previne Brasil, é resultado do processo de reorganização da atenção básica, com o objetivo de melhorar o acesso e qualidade da assistência.
Com base na avaliação desses 7 indicadores, no 1º quadrimestre de 2021 Ivaiporã ocupava a posição 277° no ranking do Estado do Paraná, que possui 399 municípios, e na avaliação referente ao 2° quadrimestre de 2022 passou a ocupar a posição 56° no Estado do paraná, resultado da força tarefa organizada pela equipe de Gestão do Departamento Municipal de Saúde e a Atenção Básica, que incluiu mutirão para cadastramento da população, redivisão territorial, onde a população passou a receber 100% de cobertura de atenção básica, estratificação de risco das famílias do território de cada Unidade Básica de Saúde, aplicando os fatores de risco de Ciconelo (que avalia e pontua os aspectos de vulnerabilidade familiar como condições de moradia e condições de saúde da família, e a partir desses fatores gera uma classificação de risco: baixo risco, médio risco, alto risco ou sem risco), elaboração do mapa adscrito do território das UBS. Primeiramente foi necessário investir em computadores e materiais de informáticas em geral, e sistema de informação de Prontuário Eletrônico. E a partir desse momento Fabiane Cobianchi uma das coordenadoras da atenção básica, concentrou os esforços em capacitar as equipes in loco para alimentação adequada dos indicadores monitorados pelo Programa Previne Brasil, foram meses de ajustes para que finalmente os resultados pudessem ser comemorados. Fabiane relata que contou com a dedicação e comprometimento das equipes em não aceitar a posição que ocupavam no ranking estadual, e trabalhou junto com cada equipe para melhorar o desempenho, e que agora é muito satisfatório colher os frutos do trabalho em equipe.
Início: 01/01/2021
Término: 30/08/2022

Avenida Souza Naves, 2 760, Secretaria Municipal de Saúde, Centro, Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Melhorar a qualidade da assistência aos usuários do SUS, e melhorar o financiamento da Atenção Básica, que está diretamente ligada ao desempenho dos indicadores.
Uma das Unidades que teve um ótimo desempenho no alcance das metas
Modelo de estrutura externa das Unidades Básicas de Saúde de Ivaiporã
Enfermeira Fabiane, que esteve diretamente trabalhando com as equipes.
Mais uma das equipes destaque no alcance das metas.
Uma das Unidades que teve um ótimo desempenho no alcance das metas
Modelo de estrutura externa das Unidades Básicas de Saúde de Ivaiporã
Enfermeira Fabiane, que esteve diretamente trabalhando com as equipes.
Mais uma das equipes destaque no alcance das metas.