Ivaiporã promove encontro sobre acolhida da revelação espontânea de violência contra crianças e adolescentes
Instituição
DMS
Colaborador

Participante do evento.
Resumo da Iniciativa
As Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde de Ivaiporã promoveram um encontro intersetorial para debater o tema: “A Atuação da Rede de Proteção na Acolhida da Revelação Espontânea de Crianças e Adolescentes Diante das Situações de Violência em Ivaiporã”.
Reuniu profissionais das 3 áreas para discutir fluxos e protocolos aprimorando o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Descrição da Iniciativa
As Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde de Ivaiporã promoveram um encontro intersetorial para debater o tema: “A Atuação da Rede de Proteção na Acolhida da Revelação Espontânea de Crianças e Adolescentes Diante das Situações de Violência em Ivaiporã”. O tema foi debatido no Centro Cultural Olívia Hauptmann, na terça-feira, dia 26 de agosto.

O debate reuniu profissionais das 3 áreas para discutir fluxos e protocolos que visam aprimorar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A programação incluiu o trabalho de fortalecimento da rede de proteção social que é realizado no município.

Perante o protocolo, a 1ª medida foi a criação de uma comissão, que é composta por profissionais das secretarias municipais e por 2 profissionais do Núcleo Regional de Educação – 6 membros da comissão são responsáveis pela escuta.

Esta comissão é responsável pela elaboração de documentos orientadores. Entre os documentos está o Protocolo e Fluxo de Atendimento a Crianças Vítimas ou Testemunhas de Violência, que se encontra em fase de aprovação.

O documento foi construído de forma dialogada, considerando as legislações vigentes, a realidade municipal e a experiência das equipes que atuam diretamente na proteção social. Além disso, define responsabilidades, fluxos de atendimento, notificação, acompanhamento e encaminhamento dos casos, e apresenta diretrizes para prevenir e enfrentar situações de violência. A proposta é que seja um instrumento dinâmico, sujeito a revisões constantes, garantindo coerência com as demandas e integração com serviços regionais.
Início: 27/08/2025
Endereços

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O objetivo foi, a criação de uma comissão, que é composta por profissionais das secretarias municipais e por 2 profissionais do Núcleo Regional de Educação – 6 membros da comissão são responsáveis pela escuta.

Esta comissão é responsável pela elaboração de documentos orientadores, principalmente o o Protocolo e Fluxo de Atendimento a Crianças Vítimas ou Testemunhas de Violência.
Álbum de Fotos
Participante do evento.
Encontro sobre acolhida da revelação espontânea de violência contra crianças e adolescentes
Participante do evento.
Encontro sobre acolhida da revelação espontânea de violência contra crianças e adolescentes