PROGRAMA COMPENSAÇÃO DA ATIVIDADE PESQUEIRA
Instituição

Trapiche Encantadas
Resumo da Iniciativa
A Empresa Portos do Paraná, baseado na Licença da Drenagem de Aprofundamento L.I.1144/2016, deu iniciativa ao Programa de Compensação da Atividade Pesqueira para estudar, projetar, construir, ampliar e/ou reformar os trapiches nas comunidades inseridas na área de influência direta do empreendimento.
Descrição da Iniciativa
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) ficou como responsável pelos projetos das construções e reformas dos trapiches nas comunidades ilhadas do Litoral Paranaense.
Essas reformas foram destinadas para suprir as seguintes comunidades: Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Mel (Brasília e Encantadas), Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio e Vila Maciel. Somada com as novas unidades na Ilha dos Valadares e nos municípios de Pontal do Sul e Antonina (Ponta da Pita e Portinho). Ao todo serão cinco estruturas novas e nove reformadas, com custo estimado de R$ 10 milhões.
Durante todo o processo, aconteceram diversas consultas públicas para que as demandas e sugestões dos moradores fossem ouvidas e levadas em consideração na hora da execução dos projetos, para melhor atender as comunidades.
A construção e reforma dos trapiches faz parte do Programa de Compensação da Atividade pesqueira e baseada na Licença Ambiental 1144/2016 emitida pelo Ibama, como citado anteriormente. Através dessa iniciativa o órgão autorizou a dragagem de aprofundamento dos Portos de Paranaguá e Antonina - a finalidade é minimizar os possíveis danos da atividade portuária nas comunidades afetadas.
Todos os trapiches seguirão o mesmo modelo de construção, para garantir igualdade de condições entre as comunidades locais. Os projetos desenvolvidos foram validados por uma comissão composta por diversos representantes de diversos órgãos operacionais e ambientais, como Appa, Ibama, IAP, Ministério da Pesca, entre outros.
Endereços

Avenida Ayrton Senna da Silva, 161, Dom Pedro II, Paranaguá-PR, 83203-800, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Os dois objetivos principais desse Programa de Compensação da Atividade Pesqueira são:
- Minimizar os danos causados pela atividade portuária nas comunidades próximas;
- Melhorar as condições de desembarque das comunidades que vivem nas ilhas da baía de Paranaguá, o que envolve tanto o turismo, como as atividades pesqueiras e atividades do dia a dia das famílias.