Programa Paraná Mais Verde - Poliniza Paraná

Visão do local de instalação. Foto: SEDEST.
Seguindo o exemplo dos Jardins de Mel de Curitiba, o Estado do Paraná lançou, em janeiro de 2022, o Projeto Poliniza Paraná, que irá instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado.
Seguindo o exemplo dos Jardins de Mel de Curitiba, o Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e Prefeitura de Curitiba, lançou, em janeiro de 2022, o Projeto Poliniza Paraná. O objetivo é instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado para reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção, além de despertar na sociedade a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza.

As espécies indicadas para implantação das colmeias são: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim e Manduri.

O Projeto é uma linha de ação do Programa Paraná Mais Verde, decretado na Lei Estadual n° 20738/2021, e é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 - Vida Terrestre.
Com isso, espera-se que o Paraná se torne referência mundial em abelhas nativas e programas de conservação, Educação Ambiental e Sustentabilidade, além de aumentar a população desses polinizadores, consequentemente a qualidade ambiental em todas as regiões do Estado, e colaborar com o fortalecimento da cadeia de meliponicultores do Paraná.

Como nasceu o Projeto?

A ideia de lançar uma iniciativa de proteção às abelhas surgiu por meio de uma carta recebida, em 2019, de uma turma de 3º ano da Escola Municipal Castro Alves, do município de São João. Na carta a turma relatou o projeto “Um doce que vem do campo” que estavam desenvolvendo e fez um apelo para que a Sedest cuidasse das abelhas. Com isso, a Sedest foi atrás de conhecer o projeto realizado pela Prefeitura de Curitiba, os “Jardins de Mel”, no qual despertou o interesse do órgão de ampliar as ações no Estado. Assim nasceu o Poliniza Paraná.

Início: 20/01/2022
Término: 31/12/2030

Rua Desembargador Motta 3384, Centro, Curitiba-PR, 80430-200, Brasil

Entre os objetivos específicos estão:

Instalação de colmeias nos municípios contemplados com o Programa Parques Urbanos;
Formação e capacitação de multiplicadores e Guardiões das Abelhas Nativas Sem Ferrão, visando a manutenção da cultura de criação desses insetos;
Multiplicação do Projeto para escolas da rede estadual de ensino do Estado do Paraná;
Promover a Educação Ambiental a partir da divulgação dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta, promovidos pelas abelhas nativas.
Visão do local de instalação. Foto: SEDEST.
Abelhas jataí. Foto: SEDEST.
Cerimônia de lançamento - 2022. Foto: SEDEST.
Visão do local de instalação. Foto: SEDEST.
Abelhas jataí. Foto: SEDEST.
Cerimônia de lançamento - 2022. Foto: SEDEST.
GOVERNADOR LANÇA O PROJETO POLINIZA PARANÁ, PARA INTRODUZIR COLMEIAS DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO EM PARQUES URBANOS