Resíduos Sólidos - Plataforma "Contabilizando Resíduos"
Instituição
Colaborador

Triagem de resíduos recicláveis. Foto: Denis F. Netto.
Resumo da Iniciativa
A plataforma digital CONTABILIZANDO RESÍDUOS, é uma ferramenta de gestão e planejamento sobre os resíduos sólidos do Estado. As informações cadastradas servirão de base para acompanhamento da destinação correta dos resíduos sólidos e ajudarão na elaboração de políticas públicas para o setor.
Descrição da Iniciativa
O Sistema Estadual de Informações sobre Resíduos Sólidos do Estado do Paraná, a plataforma digital CONTABILIZANDO RESÍDUOS, é uma ferramenta de gestão e planejamento sobre os resíduos sólidos do Estado, a qual foi instituída pela Lei Estadual nº 20.607, de 10 de junho de 2021, e teve seus critérios e procedimentos regulamentados pelas Resoluções Conjuntas Sedest/IAT n° 20, de 20 de julho de 2021, e n° 22, de 28 de julho de 2021.
A plataforma Contabilizando Resíduos foi criada em 2021 pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), com apoio do Instituto Água e Terra (IAT). A plataforma digital conta com dois módulos, sendo:

1) Módulo Resíduos Sólidos Urbanos (RSU): destinado aos municípios paranaenses.
2) Módulo Logística Reversa (LR): destinado a fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes ou seus representantes, de produtos e embalagens pós-consumo sujeitos a Logística Reversa.
Início: 28/07/2021
Término: 31/12/2030
Endereços

Rua Desembargador Motta 3384, Mercês, Curitiba-PR, 80430-200, Brasil

Objetivos da Iniciativa
A plataforma digital CONTABILIZANDO RESÍDUOS visa criar uma base de dados referentes a gestão de resíduos sólidos no Estado do Paraná.
Álbum de Fotos
Triagem de resíduos recicláveis. Foto: Denis F. Netto.
Embalagens prensadas e organizadas para correta destinação. Foto: INPEV - Guarapuava.
Triagem de resíduos recicláveis. Foto: Denis F. Netto.
Embalagens prensadas e organizadas para correta destinação. Foto: INPEV - Guarapuava.