Projeto Direito nas Comunidades Indígenas

Aldeia Kakané Porã
Resumo da Iniciativa
O Projeto Direito nas Comunidades Indígenas consiste em ministrar aos indígenas aulas de direito e cidadania em todas as suas vertentes, com o objetivo de reduzir todas as formas de explorações e desigualdades sociais existentes entre os indígenas e não-indígenas.
Descrição da Iniciativa
Considerando que os índios e suas comunidades têm o direito de assumir o controle de suas próprias instituições e formas de vida e seu desenvolvimento econômico, e manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões, dentro do âmbito dos Estados onde moram.
Reafirmando o que diz a Convenção nº 169 da OIT, que em diversas partes do mundo os índios não podem gozar dos direitos humanos fundamentais no mesmo grau que o restante da população dos Estados onde moram e que suas leis, valores, costumes e perspectivas têm sofrido erosão frequentemente.
Por tais motivos e, considerando a atual conjuntura social, o Projeto Direito nas Comunidades Indígenas, seguindo os princípios da Convenção nº 169 da OIT, foi criado com o objetivo de ministrar aulas expositivas de direito e cidadania, em todas suas vertentes, aos integrantes das comunidades indígenas e demais membros da comunidade em geral, a fim de fazer com que, através do acesso dos indígenas às leis, seja garantido o conhecimento de seus direitos humanos fundamentais.
As ações metodológicas do Projeto Direito nas Comunidades Indígenas consistem na exposição de aulas de Direito e Cidadania, em todas as suas vertentes, palestras, vistas institucionais, avaliações periódicas, oficinas e intercâmbio de informações.
Os resultados esperados pelo Projeto Direito nas Comunidades Indígenas é garantir aos indígenas, em condições de igualdade, os direitos e oportunidades que a legislação nacional outorga aos demais membros da população, respeitando, contudo, suas aspirações e formas de vidas.
O Projeto Direito nas Comunidades Indígenas tem como compromisso estar em contato com as comunidades indígenas ao menos uma vez no mês, ou quinzenalmente, a depender da disponibilidade do coordenador do projeto e demais colaboradores.
Início: 01/05/2019
Término: 14/03/2022
Endereços

Rua Manoel Eufrásio, Juvevê, Curitiba-PR, 80540-010, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O objetivo do Projeto Direito nas Comunidades Indígenas é garantir aos indígenas paranaenses e de outras comunidades indígenas do território brasileiro, através do acesso à informação, a exposição de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, a fim de poderem acessar à justiça e demais repartições públicas e privadas com maior facilidade.
Desta forma, seguindo os parâmetros da Convenção nº 169 da OIT, o projeto tem por finalidade auxiliar a eliminação das diferenças sociais, econômicos e culturais, que possam existir entre os indígenas e os demais membros da comunidade nacional, sobretudo respeitando suas aspirações e formas de vida, garantindo aos indígenas, através exposição da letra da lei, a informação de seus direitos fundamentais, fazendo valer os direitos humanos indígenas.
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas do Colaborador