Unidades de Conservação
Instituição
PMT
Colaborador

ESTAÇÃO ECOLÓGICA MUNICIPAL FELIPPE PAULO RICKLI
Resumo da Iniciativa
A Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, é uma área de preservação dos ecossistemas naturais.
Descrição da Iniciativa
Em Turvo, as Unidades de Conservação foram implantadas no ano de 2017. Essas UCs são de proteção integral na categoria de Estação Ecológica Municipal, e se chamam Rio Bonito e Felippe Paulo Rickli. Elas ocupam aproximadamente 7,40% do território do município e estão dentro da área de cobertura do bioma Mata Atlântica. No território turvense, ainda consta a Terra Indígena Marrecas, com aproximadamente 16.838,57 hectares. A reserva indígena possui aproximadamente 98% do seu território na forma de floresta nativa, ou seja, nunca sofreu perturbações significativas nem foi explorada ou influenciada direta ou indiretamente pelo ser humano. A soma das áreas das UCs Felippe Paulo e Rio Bonito com a área da Terra Indígena Marrecas evidencia que cerca de 19,5% do território do município são áreas protegidas.

As UCs Rio Bonito e Felippe Paulo Ricki foram caracterizadas quanto ao seu relevo, flora, fauna e biota aquática e qualidade de água através do convênio número 24/2018 entre a Prefeitura Municipal de Turvo e o Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.
Endereços

Avenida Doze de Maio, 353, Turvo-PR, 85150-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
- A conservação da diversidade biológica e dos recursos genéticos.
- A proteção das paisagens naturais.
- A recuperação e proteção dos recursos hídricos.
- A recuperação dos ecossistemas degradados, promoção do desenvolvimento sustentável, lazer em contato com a natureza e o turismo ecológico.
- Proteção ao meio ambiente.
Álbum de Fotos
ESTAÇÃO ECOLÓGICA MUNICIPAL FELIPPE PAULO RICKLI
UC RIO BONITO
ESTAÇÃO ECOLÓGICA MUNICIPAL FELIPPE PAULO RICKLI
UC RIO BONITO