Espaço Maker: Projeto da Unioeste imprime materiais 3D para auxiliar acadêmicos com deficiência visual
Instituição

Projeto da Unioeste imprime materiais 3D para auxiliar acadêmicos com deficiência visual
Resumo da Iniciativa
Materiais impressos pela impressora 3D, desenvolvidos pelo projeto Espaço Maker da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foram entregues para um aluno com deficiência visual do curso de Ciências da Computação, a fim de auxiliá-lo especialmente na matéria de Computação Gr
Descrição da Iniciativa
O Espaço Maker tem como objetivo desenvolver ações de compartilhamentos de equipamentos, prestação de serviços, pesquisas, protótipos e projetos tecnológicos e de educação de todos os níveis, além de promover a inclusão em sua complexidade. Visto que acadêmicos com deficiência visual demandam uma metodologia um pouco distinta dos demais alunos, o Espaço busca desenvolver materiais pedagógicos em protótipos 3D.

Para Gustavo Hanke, acadêmico do terceiro ano do curso de Ciências da Computação no campus de Cascavel, portador de deficiência visual, o projeto ajudará a interpretar formas mais complexas. “O material 3D é interessante por causa da matéria de computação gráfica, que é a matéria que a gente precisa basicamente modelar formas geométricas usando computadores para depois desenhar em uma tela. Modelar é fácil, por exemplo, criar formas geométricas, criar uma esfera, é fácil, a gente tem uma fórmula matemática para ela. Mas modelar essa esfera para um display gráfico exibir essa esfera, é mais complexo, então para eu entender como esses processos de modelagem funcionam, o material 3D vai ser usado”, explica.

Conforme a intenção do Espaço Maker, a impressão em 3D, em termos de adaptação de material em disciplinas que exigem conhecimento de imagens é imprescindível para acadêmicos com deficiência visual se apropriarem de conceitos e estruturas de uma determinada imagem, como peças anatômicas e de conteúdos da computação gráfica.

Esta foi somente a primeira entrega feita pelo Espaço Maker, segundo a coordenadora do projeto e diretora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação, Elenita Conegero Pastor Manchope, é um projeto que está há somente um mês em andamento e foi executado com excelência pela equipe, como resultado da a união e o trabalho coletivo que possibilitou a entrega dentro desse tempo. A coordenadora conta que o objetivo é atender mais demandas tanto da Universidade quanto da comunidade.


Assessoria de Comunicação Social
Início: 06/09/2023
Endereços

Rua Universitária, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil