Esterilização cirúrgica, registro e identificação por microchip eletrônico de cães e gatos no Sistema de Identificação Animal (SIA)
Instituição
PMA

Programa de castração e microchipagem em Araucária
Resumo da Iniciativa
O Programa de Castração do Município de Araucária promove campanhas itinerantes realizadas nos diversos bairros de Araucária em Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES).
Descrição da Iniciativa
O serviço é ofertado aos munícipes de Araucária que possuem o Número de Identificação Social (NIS) ou Protetores de Animais cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A quantidade total estimada de procedimentos cirúrgicos de esterilização associados com implantação de registro de microchips são de 3200 (três mil e duzentos). O castramóvel tem capacidade de atendimento mínima de 50 animais por dia. Os procedimentos cirúrgicos executados são a ovariosalpingohisterectomia (OSH) e orquiectomia (OQT) em caninos e felinos domésticos de ambos os sexos com no mínimo 150 dias e no máximo 8 anos de idade, previamente inscritos e autorizados pelo Departamento de Controle Ambiental (DCA) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) garantindo o acompanhamento veterinário dos animais no pós-cirúrgico e sua completa recuperação, bem como a retirada de pontos.
Não é realizada cirurgia em casos onde são detectados tumores (mamários ou qualquer outro externo), ou quaisquer condições físicas e patológicas debilitantes e que possam constituir maior risco de morte ao animal, cabendo ao médico veterinário esclarecer e orientar os responsáveis sobre os encaminhamentos necessários.
O serviço de implantação do dispositivo de identificação eletrônica permanente (microchip) é executado nas dependências da estrutura da UMEES obrigatoriamente por equipe habilitada. O registro dos microchips dos animais atendidos é realizado nos cadastros de cada responsável
através de formulário com acesso à internet (Sistema de Identificação Animal – SIA), e são registrados no prazo máximo de 10 dias a contar da data de aplicação do microchip.
Os recursos materiais são referentes as instalações, mobiliários, medicamentos e equipamentos necessários para a realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos em centro cirúrgico móvel.
A execução do projeto prevê 3.200 esterilizações cirúrgicas e microchipagens em 09 campanhas (em média 356 cirurgias por ação).
Início: 01/01/2018
Término: 31/12/2019
Endereços

Rua Pedro Druszcz, 111, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

Objetivos da Iniciativa
1) Diminuição do número de cães e gatos nas ruas: redução e erradicação de doenças, redução do número de mordidas de cães, de comportamentos agressivos, latidos, sujeira e acidentes de trânsito, e aumento da tolerância por parte dos munícipes aos cães e gatos não domiciliados.
2) Melhoria do bem-estar animal: cães e gatos mais saudáveis e felizes.
3) Melhoria da Conscientização e Educação da Comunidade: uma melhor conscientização e entendimento dos conceitos de Saúde Única, guarda responsável, manejo da população canina, necessidades dos cães e prevenção de mordidas, e oportunidade para os mais jovens educarem
os mais velhos.
4) Benefícios Econômicos: redução de custos de profilaxia pós-exposição associada ao tratamento de mordidas, cuidados veterinários e de saúde, benefícios ao turismo e diminuição de custos para motoristas. A redução de custos para motoristas está relacionada à diminuição de acidentes de trânsito através da redução do número de cães soltos.
5) Ambiente mais limpo: melhoria no descarte de resíduos sólidos e animais.
6) Envolvimento de atores no projeto: as comunidades envolvem-se tanto quanto os políticos, garantindo a responsabilidade compartilhada e um programa bem estruturado.
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PMA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br