Regularização de áreas
Instituição
PMA

Regularização
Resumo da Iniciativa
Regularização de invasões no município de Araucária que estão em processo (21 de Outubro, Arvoredo I, Arvoredo II, Portelinha e Israelense). Após finalizados os processos, em média 1.768 famílias terão saído da ilegalidade.
Descrição da Iniciativa
O trabalho de reassentamento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), vem beneficiando e beneficiará muitas famílias em Araucária. O município garantiu a infraestrutura urbana dos locais, as casas, a pavimentação, além de serviços de água e energia.
Atualmente (dezembro/2019), demais famílias estão aguardando a conclusão dos processos e, em breve, receberão termo de cessão de posse da área onde vivem.

Em janeiro de 2019, 174 famílias do Arvoredo 2 receberam os contratos dos imóveis que foram financiados em um prazo de até 25 anos. Os moradores começaram a pagar as parcelas e cada família pode escolher o prazo de pagamento mais adequado.
Neste caso, do Arvoredo 2, a área desocupada pelas famílias, que não era própria para habitação por ser de alagamento, passou por processo de recuperação ambiental e hoje é o Parque Sol Vitória, nome escolhido em concurso realizado com moradores. Além do novo Parque, a região também foi contemplada nos últimos anos com o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), um espaço para a comunidade com Biblioteca, auditório, sala de informática, quadra poliesportiva e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A região também contará com uma escola municipal e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Endereços

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
PMA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br