Fabricação e distribuição de máscaras para profissionais da saúde
Instituição

Impressão de máscaras em 3D
Resumo da Iniciativa
Produção e distribuição de máscaras de proteção para profissionais que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.
Descrição da Iniciativa
Para garantir a proteção das pessoas contra o novo coronavírus, a utilização de máscaras se apresenta como uma importante aliada no combate à propagação da doença no Brasil. Buscando ajudar os colaboradores que atuam na linha de frente contra o vírus, o Governo do Paraná criou uma rede de solidariedade que atua na produção e distribuição de protetores faciais, impressos em impressoras 3D, aos profissionais da saúde.

A iniciativa, que surgiu da sociedade civil, hoje conta com o apoio do Governo que conecta fornecedores de materiais para a impressão 3D das máscaras e produtores que auxiliam na fabricação do equipamento de proteção. Já são mais de 100 makers conectados em todo o Estado.

Entre os voluntários estão alguns colaboradores da Celepar, responsáveis pelo desenvolvimento de um portal exclusivo para os encaminhamentos da produção das máscaras e também, com suas impressoras 3D próprias, contribuem na impressão e doação desses equipamentos.

Por meio do portal (http://www.coronavirus.pr.gov.br/mascaras) podem ser estabelecidas conexões para os pedidos para a produção de EPI’s para os profissionais da saúde em uma grande frente de trabalho da sociedade civil em parceria com governo do Estado.

Proteção facial
A máscara-escudo (face shield) segue o modelo padrão internacional. Formada por três peças: a placa de acetato, transparente, que é a viseira; uma “tiara” com pontos que serve de sustentação; e um elástico que ajuda a fixar o equipamento no profissional. Ela é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para o rosto e serve como complemento para as máscaras comumente utilizadas pelos profissionais de saúde. O objetivo principal é proteger a região dos olhos e nariz.

Como ajudar
Os voluntários podem ajudar de duas formas: no fornecimento de material para impressão e na fabricação de corte do acetato de proteção com o uso de uma impressora 3D. Basta acessar o portal sobre o coronavírus no Estado (http://www.coronavirus.pr.gov.br/mascaras), preencher o formulário e efetuar o cadastro de maneira online.

Os profissionais da área da saúde que precisam das máscaras de proteção também podem se cadastrar pelo portal para que possam receber os equipamentos produzidos.
Início: 08/05/2020
Término: 30/12/2020
Objetivos da Iniciativa
Produzir máscaras de proteção do tipo face shield para distribuição gratuita aos profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Rua Mateus Leme 1561 - Bom Retiro - 80520-174 - Curitiba - PR
(41) 3200-5000