A formação com professores de escolas públicas no município de União da Vitória/PR - Projeto de Extensão da UNESPAR - campus de União da Vitória.

Alguns participantes do grupo. Nessa reunião foi realizada a reflexão sobre os temas geradores e os desfios para o trabalho educacional (político-pedagógico) em um bairro não central: seus aspectos da pobreza se refletem no território.
A formação com professores de escolas públicas no município de União da Vitória/PR: tessituras nas ações de extensão e pesquisa para a Formação Profissional e ações junto à comunidade pedagógica no território local/regional
Trata-se de um projeto de extensão, com bases teórico-práticas partindo do aporte teórico (MARX, 2009, 2010, 2012; GRAMSCI 1989, 2000; FREIRE, 1975, 1987, 1992; WOOD, 2003; SEN, 2001, 2010; FONTES, 2010; LEHER, 2018) que conduziu o percurso do projeto de pesquisa coordenado pela profa. Dra. Joana D’Arc Vaz ao longo do ano de 2019, com participação de planejamento e organização do Prof. Dr. Almir Sandro Rodrigues e da Profa. Dra. Giselle Moura Schnorr, relacionando os ciclos de estudos com práticas curriculares em escolas da rede pública de ensino em União da Vitória/PR e região do Contestado. Após estudo teórico e o levantamento de escolas, esse projeto de extensão terá foco em 2020 na experiência construída junto à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Dario Bordin, de União da Vitória/PR. Com o objetivo de elaborar ações práticas formativas na perspectiva de Círculos de Cultura envolvendo docentes da rede pública de ensino e desenvolver as interfaces da comunidade educacional da Escola Dario Bordin com os diversos sujeitos, instituições e organizações do território local/regional. O desenvolvimento desse projeto de extensão busca também o envolvimento nas ações formativas do corpo discente dos cursos de graduação da UNESPAR para protagonizarem as atividades de extensão e vivenciarem os Círculos de Cultura com a comunidade externa – não somente os sujeitos envolvidos nas escolas, mas também nos espaços extramuros nos territórios locais/regionais aonde estão inseridas as escolas – em um primeiro momento a comunidade da Escola Municipal Dario Bordin.
Início: 01/04/2019
Término: 12/12/2020

Praça Coronel Amazonas , S/n, Praça Cel. Amazonas - UNESPAR - campus de União da Vitória, Centro, União da Vitória-PR, 84600-185, Brasil

Objetivo Geral: Compreender e desenvolver as interfaces da comunidade educacional na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Dario Bordin, de União da Vitória, com os diversos sujeitos, instituições e organizações do território local/regional, enquanto práticas no campo sociocultural libertadora/emancipadora. E, para tal, os objetivos específicos: Debater com professores e comunidades escolares nos círculos de estudos as temáticas acerca dos projetos de formação docente; Promover o exercício de aprendizagens colaborativas na forma de Círculos de Cultura comprometidas com práticas educativas transformadoras; Analisar os projetos desenvolvidos no âmbito das atividades pedagógicas da comunidade educacional com as possibilidades de implementação de redes colaborativas entre organizações e instituições locais/regionais; Organizar Círculos de Cultura formativos na escola (mensalmente) com professores, comunidade escolar, membros das instituições locais/regionais e integrantes do Projeto de Extensão; e, Desenvolver o mapeamento junto às escolas do município de União da Vitória, sobretudo da periferia ou do campo para a proposição dos círculos formativos com professores e comunidades.
Almir Sandro Rodrigues
UNESPAR - campus de União da Vitória/PR
Grupo de Estudo sobre Paulo Freire, Interculturalidade e pedagogias descoloniais - em parceria com Núcleo de Estudos do Ensino de Filosofia - NESEF-UFPR
Grupo de Estudos: “Pedagogias Insubmissas: interculturalidade, gênero, raça e pobreza”. Local de reunião na UNESPAR – campus de União da Vitória/PR. Grupo composto por professores da UNESPAR do campus de União da Vitória (diversos colegiados); acadêmicos das licenciaturas e do programa de Mestrado PROF-FILO
Mandala e Cartazes elaborados pelo grupo na Escola Municipal Dario Bordin União da Vitória/PR. Surgiu temas geradores como território e meio ambiente (dimensão socioambiental), trabalho e os movimentos em rede – interações com a escola, família, educadores, estudantes, nas dimensões econômicas, políticas, culturais, da saúde, entre outras.
Círculo de Cultura na Escola Estadual Izelina Daldin Gaiovicz General Carneiro/PR. Alguns participantes do grupo, com a presença nessa reunião do Seu Domingos – morador nascido na região e que relata as caminhadas e experiências em relação ao racismo. Nesse dia mostrou sua arte com a música.