CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS NO SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

Crianças no horto de plantas medicinais
Resumo da Iniciativa
No campus da Unespar de Paranavaí, foi organizado um horto de plantas aromáticas e medicinais, as espécies são cultivadas em vasos, no entorno do horto e outras em uma mandala medicinal que recebe plantas medicinais separadas de acordo com as propriedades medicinais conhecidas.
Descrição da Iniciativa
No campus da Unespar de Paranavaí, foi organizado um horto de plantas aromáticas e medicinais, as espécies são cultivadas em vasos, no entorno do horto e outras em uma mandala medicinal que recebe plantas medicinais separadas de acordo com as propriedades medicinais conhecidas e os efeitos que provocam no corpo humano. O objetivo é chamar a atenção dos visitantes sobre a importância do resgate das plantas medicinais. São oferecidas informações sobre formas de cultivo, utilização correta destas plantas, tanto no que se refere à parte da planta que deve ser utilizada, como o modo correto de preparo, além de informações sobre plantas tóxicas. É preciso destacar que o cultivo é orgânico, pois o objetivo é prevenir doenças, assim não pode ser utilizada nenhuma substância que pode causar doenças. Espera-se que os visitantes possam disseminar a utilização e cultivo de plantas medicinais para contribuir com a qualidade de vida das pessoas.
Início: 01/03/2019
Término: 28/02/2021
Endereços

Rua Caramuru, 202, Casa, Jardim Santos Dumont, Paranavaí-PR, 87706-310, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Objetivo Geral:
Disseminar o uso racional dos fitoterápicos, bem como o modo de preparo e técnicas de cultivo, contribuindo para melhoria de qualidade de vida, em uma perspectiva de sustentabilidade social, ambiental, ética, cultural e econômica.
Objetivos Específicos:
1. Identificação correta das plantas com propriedades medicinais, a fim de proporcionar a utilização correta das mesmas.
2. Proporcionar um local para cursos, dia de campo destinado a comunidade interna e externa.
3. Fornecer material didático para aulas práticas e projetos institucionais.
4. Contribuir com práticas de educação ambiental e preservação da biodiversidade.
5. Organizar a multiplicação de mudas de forma segura para a distribuição aos visitantes do horto.
ODS correspondentes à iniciativa