Dona de Mim
Instituição
AID
Colaborador

lançamento
Resumo da Iniciativa
O projeto objetiva incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de emprego e renda, possibilitando sua emancipação e o resgate da essência feminina.
Descrição da Iniciativa
O Projeto Dona de Mim foi instituído em parceria entre a Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria da Fazenda, e, a Secretaria de Segurança Pública de Ponta Grossa. Correa (2020, s.p.) afirma que “verifica-se que a violência que faz refém à mulher no ambiente doméstico, é atemporal, não sendo proveniente de uma época, nem de uma localidade, nem classe social ou cultural”. Isto posto, deve-se considerar que, em inúmeros casos de violência doméstica as mulheres não conseguem reposicionamento no mercado de trabalho, seja por ausência de qualificação, por falta de experiência ou por muito tempo fora do mercado de trabalho formal, o empreendedorismo desponta como uma possibilidade para que as mulheres possam desenvolver os seus negócios, gerando emprego e renda.
Assim, a Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa/Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria da Fazenda através da parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Ponta Grossa e do apoio da Secretaria de Saúde e da Fundação de Assistência Social, institui o Programa “Dona de Mim”.
O programa “Dona de Mim” tem como objetivo capacitação em empreendedorismo para mulheres vítimas de violência, possibilitando o resgate da essência feminina e emancipação através da possibilidade de geração de renda.
O Programa tem como público alvo até 25 mulheres em situação de risco, e, será composto de quatro encontros, presenciais, com início às 14 horas e término aproximadamente às 17 horas, e se realizará no Anfiteatro do Sesc Saudade, espaço este cedido gratuitamente e, contando com o seguinte cronograma e parceiros facilitadores a cada edição :
- Resgate da essência feminina + Métodos Contraceptivos (FMS)
- Empreender: por onde começar? ( AID)
– Tendências de Mercado (SEBRAE/PR)
- Design Thinking para Economia Criativa (SEBRAE/PR)
Início: 01/08/2021
Término: 01/08/2030
Endereços

Avenida Visconde de Taunay, Centro, Ponta Grossa-PR, 84051-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Objetivos
Gerais
No intuito de implementar políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável no município através da inclusão produtiva dos pequenos empreendedores, conta-se com os seguintes objetivos:
Geral:
Incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de emprego e renda, possibilitando sua emancipação e o resgate da essência feminina.

Específicos
Os objetivos específicos consistem no desdobramento do objetivo geral de forma a particularizar os propósitos do projeto.
• Atingir os objetivos 05, 08, 10 e 11 da ODS, no sentido de igualdade de gênero, oportunizando emprego digno e crescimento econômico, a redução das desigualdades, bem como, a tornar a cidade um espaço mais humano, inclusivo e de oportunidade para todos.
• Estimular o empreendedorismo organizado: formalizar e capacitar trabalhadores, com incentivos, gratuidade nas inscrições e benefícios fiscais;
• Capacitar em empreendedorismo vítimas de violência doméstica, como forma de redução de desigualdade.
• Desenvolver políticas públicas que sirvam como base de apoio para que mulheres amparadas por medidas protetivas recuperem o protagonismo de suas vidas;
• Auxiliar as mulheres amparadas por medidas protetivas no processo de formalização e legalização do seu negócio e adesão do Minha Empresa Legal;

1. número de mulheres que procuraram a Sala do Empreendedor para alinhamento do negócio em relação ao número de participantes do projeto;
5
1
2. número de mulheres que buscaram a formalização como MEI através da Sala do Empreendedor em relação ao número de participantes do projeto;
5
2
3. número de mulheres que procuraram informações sobre as próximas turmas do projeto em relação ao número de mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha;
5
3
Álbum de Fotos
lançamento
curso
lançamento
lançamento
curso
lançamento
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas da Instituição

Contato da Iniciativa
AID
Avenida Visconde de Taunay, 950 terreo - Centro - 84051-000 - Ponta Grossa - PR
(42) 3220-1376
toniamansani@hotmail.com

Iniciativas do Colaborador

Documentos
Redes Sociais