Guia de Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Instituição

http://sustentabilidadeurbana.org.br/
Resumo da Iniciativa
Em formato e-book, é uma ferramenta para disseminar metodologia de sensibilização e internalização da Agenda 2030 e seus ODS, aos colaboradores internos de instituições públicas, privadas, à academia e à sociedade civil, da importância de balizar decisões e ações aos ODSs.geraldo@paranacidade.org.br
Descrição da Iniciativa
Parceria entre o o Paranacidade e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), a Metodologia divide a Campanha de Sensibilização em cinco etapas a serem realizadas, preferencialmente, por 18 dias seguidos: no primeiro dia, o tema é a Agenda 2030; no segundo, o ODS 1 (Erradicação da Pobreza); no terceiro dia, o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável); e, segue assim até o 18º dia com o ODS 17. O link para download é http://sustentabilidadeurbana.org.br/ e há um tutorial no You Tube https://youtu.be/P-7wlXrPWKM
1 - enviar mensagem eletrônica: - o responsável pela Campanha envia e-mail a todos os colaboradores; menciona a Campanha e o ODS do dia, convida para assistir ao vídeo, oferece o link de acesso e explica os demais procedimentos seguintes;
2 - visualizar vídeo do dia: - os colaboradores participantes recebem o e-mail, acessam o link e visualizam o vídeo do dia.
3 - responder à pergunta: esta ação promove a reflexão individual sobre o que foi abordado no vídeo. Os participantes respondem à pergunta em uma plataforma online e interativa na Internet https://www.mentimeter.com, a qual permite criar enquetes e votações.
O responsável pela Campanha envia o link de acesso ao local onde a pergunta do dia será respondida pelos participantes. Nesta atividade, a resposta deve ser dada com apenas uma palavra.
4 - coletar respostas: - as respostas encaminhadas são apresentadas pelo aplicativo em um gráfico do tipo “nuvem de palavras”. As mais citadas aparecem maiores e mais ao centro. Um novo gráfico é obtido a cada dia. Apenas as respostas aparecem; os participantes não são identificados.
5 - divulgar resultados e links para ampliar o conhecimento: - os resultados diários da Campanha de Sensibilização devem ser publicados nas Redes Sociais, no Site Corporativo, encaminhado aos veículos de comunicação como press-releases.
É atitude permanente no Paranacidade levar esses Planos de Ação aos Municípios, aos Gestores Públicos, Instituições Públicas, Empresas parceiras e à população em geral para multiplicar a ideia de que as Cidades podem ser solidárias, igualitárias e resilientes.
O Desenvolvimento Urbano Sustentável, como indicado nessas Agendas Globais, é tema recorrente nas atividades da Empresa, como na análise, acompanhamento e fiscalização de ações; no site e nas páginas de redes sociais; em documentos e nas placas de obras; em palestras, eventos internos e externos; em entrevistas e no atendimento às Prefeituras.
Início: 23/11/2020
Término: 15/12/2020
Endereços

Rua Jacy Loureiro de Campos, 180, Centro Cívico, Curitiba-PR, 80530-140, Brasil

Objetivos da Iniciativa
- apresentar metodologia de Campanha de Sensibilização Interna sobre a Agenda 2030 e os seus ODS, a instituições públicas, privadas, à academia e à sociedade civil, como incentivo a que desenvolvam as suas próprias campanhas para disseminar as propostas dos ODSs e sensibilizar os seus funcionários/empregados sobre a importância de pensar e agir em busca de ambientes sustentáveis, nos espaços urbanos, de trabalho e de convivência.
- apresentar série de matérias jornalísticas distribuídas pelo site e redes sociais do Paranacidade e do Governo do Paraná e os links necessários à implantação da Campanha.
- divulgar o livre acesso a esta Metodologia cujo link para download é http://sustentabilidadeurbana.org.br/ e há um tutorial no You Tube https://youtu.be/P-7wlXrPWKM
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Rua Jacy Loureiro de Campos, 180, 2º andar - Centro Cívico - 80530-140 - Curitiba - PR
(41) 3350-3360
geraldo@paranacidade.org.br