SEDU/PARANACIDADE Interativo
Instituição

SEDU/PARANACIDADE Interativo
Resumo da Iniciativa
Disponibilizar o acesso a consultas interativas e mapas para dados georreferenciados e indicadores dos 399 municípios paranaenses, através da internet. O Objetivo é subsidiar a formulação e monitoramento de políticas de desenvolvimento urbano e regional.
Contato: cristiano@paranacidade.org.br
Descrição da Iniciativa
Em um único banco de dados são integrados dados de diversas fontes, os quais servem de subsídio para os gestores públicos orientarem suas ações e estudos voltados ao desenvolvimento urbano e regional. Pelo cruzamento destes dados em um ambiente SIG é possível gerar informação adicional para contribuir na definição de prioridades de investimentos, melhoria na oferta de serviços públicos, tributação, patrimônio, mobilidade e acessibilidade urbana, meio ambiente, dentre outros, alem da e na priorização dos investimentos públicos.
Por meio de uma plataforma web, as pesquisas podem ser feitas a partir de recortes espaciais que abrangem o estado, regiões metropolitanas, limites municipais, distritos, perímetros urbanos, bairros, setores censitários e lotes. Associados a esses recortes estão os dados demográficos, socioeconômicos, infraestrutura e os equipamentos públicos.

O programa SEDU/PARANACIDADE Interativo possibilita a utilização de múltiplos critérios para realizar as pesquisas e a adição de parâmetros personalizados além daqueles pré estabelecidos.

Também podem ser consultadas as informações através da malha viária urbana disponível para todas as cidades do estado, de infraestrutura (tipo de pavimentação, tipo de iluminação pública, existência de rede de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgoto), toponímia e a classificação do sistema viário definido pela legislação urbanística.

Para auxiliar os gestores na captação de recursos a serem alocados em melhorias das vias urbanas, uma ferramenta para cálculo do custo de investimento, estima o valor de uma intervenção num determinado conjunto de segmentos de logradouros selecionados pelo usuário Outra ferramenta gera um mapa de calor que mostra as vias da malha viária urbana que devem ser priorizadas para a execução de investimentos de acordo com os seguintes critérios: Condições do revestimento das vias; classificação das vias de acordo com a lei do sistema viário; existência e/ou proximidade dos equipamentos públicos nas vias; densidade demográfica; itinerário de transporte coletivo e taxa de ocupação dos lotes lindeiros.
Início: 25/09/2016
Término: 25/09/2030
Endereços

Rua Jacy Loureiro de Campos, 2º andar, Centro Cívico, Curitiba-PR, 80530-140, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O SEDU/PARANACIDADE – INTERATIVO busca:
- garantir a interatividade ao usuário - suas pesquisas podem ir além dos parâmetros sugeridos; a atualização dos dados pode ser feita à distância; e as análises temáticas - -- disponibilizadas viabilizam a intervenção do próprio usuário;
disponibilizar metodologias embarcadas - o módulo de análises temáticas está fundamentado nas normas técnicas e legais das diversas áreas da administração pública, proporcionando orientação aos usuários;
possibilitar a inclusão de dados e análises temáticas adicionais - os usuários poderão solicitar a ampliação e diversificação do universo desta aplicação em atendimento a suas necessidades de atuação.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Rua Jacy Loureiro de Campos, 180, 2º andar - Centro Cívico - 80530-140 - Curitiba - PR
(41) 3350-3360
geraldo@paranacidade.org.br