Programa Educação Empreendedora
Instituição

Feira do Empreendedorismo
Resumo da Iniciativa
O Programa Educação Empreendedora proporciona aos alunos da rede pública municipal conhecimentos práticos através de orientações pedagógicas e atividades relacionadas com o empreendedorismo, preparando-os para o futuro e desenvolvendo o espírito empreendedor nos estudantes.
Descrição da Iniciativa
Como parte fundamental da formação e desenvolvimento do indivíduo, a educação empreendedora faz parte de um dos pilares da educação básica. A criança que aprende empreender desde cedo, torna-se um adulto com muito mais facilidade de adentrar no mercado de trabalho. Por isso o programa visa capacitar os jovens, para dar-lhes a possibilidade de ascender profissionalmente. A educação empreendedora para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental. Em Ubiratã é aplicado para o ensino fundamental das Escolas Municipais de período integral de 1º a 5º ano: 1º ano: O mundo das ervas aromáticas Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes. 2º ano: Temperos naturais Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes. 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes. 4º ano: Locadora de produtos Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes. 5º ano: Sabores de cores Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
Início: 01/07/2014
Término: 31/12/2020
Endereços

Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Geral: O programa visa ampliar, até 2020, o conhecimento dos alunos, acerca de princípios básicos de empreendedorismo, tais como legislação, obrigações e tributações, entre outros.
Específicos: Desenvolver o espírito empreendedor nos estudantes; Preparar os alunos para a vida prática, com ensinamentos básicos sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios; Aplicar os quatro pilares básicos da educação, propostos pela UNESCO (Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas e Aprender a Ser, via essencial que integra as três precedentes.
Professores capacitados
50
Professores
Alunos participantes (desde 2015)
2645
Alunos
Professores que aplicam a metodologia (posição atual)
33
Professores
Feiras JEPP realizadas
15
Feiras